A A A C
email

Quinta-feira, 11/06/2015

A Luz que Acende o Olhar da Escola Andrade Neves

Tags: 4ªcre.

 

 

O trabalho com projetos é positivo para o aluno e para o professor, pois a informação é tratada de forma construtiva e proveitosa, em que o estudante desenvolve a capacidade de selecionar, organizar, priorizar, analisar, sintetizar etc.

 

Em geral, o projeto nasce de um questionamento, de uma necessidade de saber, que pode surgir tanto do aluno quanto do professor. A chave do sucesso de um projeto está em sua base: a curiosidade, a necessidade de saber, de compreender a realidade. Assim nasceu "Luz que Acende o Olhar" da Escola Municipal Andrade Neves.

 


Os recursos naturais.


“(...) o projeto rompe com as fronteiras disciplinares, tornando-as permeáveis na ação de articular diferentes áreas de conhecimento, mobilizadas na investigação de problemáticas e situações da realidade. Isso não significa abandonar as disciplinas, mas integrá-las no desenvolvimento das investigações, aprofundando-as verticalmente em sua própria identidade, ao mesmo tempo, que estabelecem articulações horizontais numa relação de reciprocidade entre elas, a qual tem como pano de fundo a unicidade do conhecimento em construção” (ALMEIDA, 2002).


Conheçam a luz dos caminhos da Escola Municipal Andrade Neves

 


Homenagem a Tasso da Silveira.


"Nosso projeto vem trazendo a luz nas suas mais diferentes formas. Iniciamos o trabalho com os 450 anos do Rio de Janeiro e focamos no poder da luz do Sol, contando e cantando as belezas do nosso povo, com seus atrativos e seus problemas sociais, sempre clamando pela dignidade de todos que fazem parte dessa Cidade maravilhosa. Seguimos com a pesquisa acerca do Profeta Gentileza, que também foi luz para o Rio através de sua poesia - durante tanto tempo tatuada nas pilastras da Perimetral, no centro da cidade. Ainda, relembramos o drama vivido pelas crianças da E. M. Tasso da Silveira, numa homenagem que pediu paz para o nosso Rio, o Rio que amamos, o Rio que queremos." Texto enviado pela Professora Shayenne Moreira - Coordenadora Pedagógica da Unidade Escolar.

 


Trabalhando o Profeta Gentileza.


As principais vantagens de se trabalhar através de projetos é que a aprendizagem passa a ser significativa, centrada nas relações e nos procedimentos. Uma vez identificado o problema e formuladas algumas hipóteses, é possível traçar as ações a serem desenvolvidas, que evidentemente serão determinadas pelo tipo de pesquisa. É importante lembrar que o aluno é o elemento central da construção do conhecimento, visto e respeitado como sujeito sociocultural. Aquele que traz suas experiências, que vê respeitada sua identidade e seu ritmo de aprendizagem.



Parabéns a todos dessa equipe, por garantir aos alunos as possibilidades de estabelecerem relações significativas entre as diferentes áreas do conhecimento.

 

 

Professora Ana Accioly - 4ª Cre

Email: anaaccioly@rioeduca.net
 

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

4ªcre (292)

Comentários
Comprometimento, parceria, dedicação e amor pelo que fazemos! Esses são os ingredientes!/Parabéns a toda equipe!

Postado por Ana Lucia Santos em 11/06/2015 05:34