A A A C
email

Terça-feira, 23/06/2015

Matemática Divertida

Tags: 2ªcre, edi.

 

 

Os pequeninos do Espaço de Desenvolvimento Infantil Doutor Marcelo Cândia estão aprendendo Matemática de uma maneira divertida.

 

A professora Catherine Perth, regente no EDI Dr. Marcelo Cândia, compartilhou conosco uma prática bem-sucedida sobre como trabalhar Matemática na Educação Infantil. Essa experiência foi a confecção de um jogo divertido com material reciclado. A ideia foi retirada de uma imagem na internet.


A proposta da elaboração do jogo surgiu a partir da concepção da unidade escolar de que todas as competências da Educação Infantil devem ser trabalhadas de forma lúdica, principalmente a Matemática.

Considerando a faixa etária das crianças que frequentam o EDI, esses conceitos devem partir do concreto, de maneira divertida e desafiadora. Além disso, o tema do projeto anual fala sobre a relação entre a qualidade de vida e o meio ambiente. Os materiais utilizados na confecção do jogo são reciclados e de fácil aquisição: papelão e pregadores.

 

Jogo Matemática Divertida.

 


Durante uma conversa em grupo com os alunos, antes de convidá-los a jogar/brincar, a professora Catherine explicou à turma sobre a importância do material reciclado na confecção do jogo.

 

Aprendendo Matemática de maneira lúdica.

 


O jogo é composto por dez círculos coloridos de papelão com os numerais de um até dez, também em papelão, colado em relevo, e cinquenta e cinco pregadores coloridos que foram pintados com sobras de tinta da escola, também pensando no reaproveitamento de materiais.


O objetivo do jogo é identificar o numeral do círculo e prender a quantidade correspondente de pregadores, fazendo, assim, a conexão matemática entre concreto e abstrato, sequência numérica e ordem crescente e decrescente. Também, nessa atividade, os pequeninos puderam trabalhar as cores.

 

Pequeninos aprendendo Matemática de maneira concreta na Educação Infantil.

 


A professora Catherine nos conta que é possível criar outras formas de jogar, como, por exemplo, colocar pregadores a mais no círculo e pedir para as crianças irem tirando até ficar a quantidade certa, entre outras.


No blog do EDI Dr. Marcelo Cândia, encontramos uma publicação com a lista de materiais necessários e a maneira como se confecciona o jogo. Vale a pena conhecer!


Parabéns à professora Catherine e a toda equipe do EDI, por ensinar aos pequeninos a relação entre qualidade de vida e meio ambiente para que, desde cedo, aprendam a cuidar do nosso planeta.

 

O contato do EDI Dr. Marcelo Cândia é emcandia@rioeduca.net

 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net

 


 

                               

 

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

2ªcre (328)
edi (87)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.