A A A C
email

Quinta-feira, 18/06/2015

Primeiro Fórum sobre Meio Ambiente do PEJA no CIEP Gregório Bezerra

Tags: 4ªcre.

 

 

Os fóruns se constituem como espaços democráticos compostos com o objetivo de promover discussões e atualizar as questões de interesse do próprio grupo. Essa organização permite que a participação dos diversos atores que o compõem construam conceitos e conhecimento acerca do tema discutido.

 

 

“O conhecimento repousa em todos os níveis sobre a interação entre o sujeito e os objetos".

(Piaget)

 

 

PEJA I Bloco II.

 

Dessa forma, a Professora Eline Moreira promoveu, junto aos alunos do PEJA I - Bloco II do CIEP Gregório Bezerra um Fórum para discutir o Meio Ambiente e os seus desfios. Ou seja, todos teriam a oportunidade de expor, de colocar suas ideias e seus pensamentos em relação ao tema, de forma que ao se colocar e ao ouvir o outro, todos pudessem ressignificar seus conceitos sobre o assunto em questão.

 

Fórum sobre Meio Ambiente e seu desafios.

 

Nessa perspectiva, a partir de uma reportagem de jornal, cujo o tema era o não uso de Recursos Naturais Não Renováveis, a turma reuniu-se,  a leitura do texto citado fora realizada e deu-se inicio às falas. Após o debate  iniciaram uma produção de texto em busca de soluções ambientais para o Rio de Janeiro, já que o projeto desse ano é "O Rio de Janeiro continua lindo?.

 

Um pequeno trecho da reportagem que serviu de base para as discussões:

"Políticas nacionais e decisões de investimento dos setores privado e público devem ser baseados na premissa de que a era dos combustíveis fósseis está terminando e a revolução das renováveis está aqui para ficar", defende Tony de Brum, ministro das relações exteriores das Ilhas Marshall. Isso coloca mais pressão no cenário internacional, onde de Brum acredita que a comunidade internacional deve construir uma meta de longo prazo tanto nas negociações climáticas da ONU quanto nas discussões sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável." Revista Época

 

Sendo assim, ao trabalhar com a discussão, objetiva-se desenvolver a habilidade oral do grupo, além disso, deseja-se  ajudar na escrita também. Pois, a sequência didática que parte da leitura para os debates com regras (gênero oral) e posteriormente dão origem a textos escritos apontam a possibilidade de enriquecer os argumentos do interlocutor e consequentemente, ampliam-lhe a forma de expresar-se no mundo.

 

 

Parabéns a todos os envolvidos nesse trabalho, onde a oralidade é o foco, e se propõe a  tornar o falante ainda mais preparado para dialogar com o mundo a sua volta nas mais diversas formas.

 

 

Ciep Gregorio Bezerra
R. Plínio de Oliveira - Penha RJ
telefone:2270-2107

 

Ana Accioly - Representante da 4ªCRE

anaaccioly@rioeduca.net

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

4ªcre (292)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.