A A A C
email

Sexta-feira, 26/06/2015

Uma Educação Toda Especial...

Tags: 10ªcre.

 

 

 

A Escola Especial Doutor Hélio Pellegrino, em Santa Cruz, 10ª CRE, especializada em ensino com necessidades educativas especiais, atende 20 turmas em horário parcial, e proporciona aos seus 250 alunos com deficiências múltiplas um ambiente de aprendizagem e inserção social.

 


A Unidade Escolar desenvolve este ano o Projeto Político Pedagógico “Em todos os sentidos ... Comunicar é preciso”, em que o tema principal é desenvolver a identidade e a percepção do eu e do mundo através dos sentidos. O foco é na comunicação alternativa, ou seja, meios pelos quais os alunos com Deficiências Múltiplas (DMU) percebem e transmitem sua percepção do mundo. Esse tema amplo foi desmembrado nos subprojetos:

 


1º bimestre: Para além do olhar...

2º bimestre: Para além do ouvir: canto, conto e me encanto!

3º bimestre: Aromas e sabores: gosto pela vida! 

4º bimestre: Corpo em ação!

 

 

Neste primeiro período, o subprojeto “Para além do olhar...” teve como objetivo geral a construção gradativa da identidade por meio da descoberta do eu e dos outros, a aceitação das diferenças de cada um e a valorização das características individuais. Seguem os demais objetivos:

 


- Construir gradativamente a identidade do aluno, dos profissionais e de toda a Comunidade Escolar;

- Descobrir o “EU”, o outro e o mundo numa grande troca de experiências;

- Buscar a construção da identidade por meio da descoberta de si mesmo e dos outros, desenvolvendo uma autoimagem positiva, confiante e, ainda, sabendo ser aceito no grupo com possibilidades de interagir e crescer;

- Observar as diferenças a partir da observação das pessoas e dos grupos;

- Evidenciar a diversidade de vivencias e experiências a partir da necessidade que sentimos de trabalhar identidade individual e em grupo;

- Construir conceitos ligados à necessidade de compreender a importância de sua identidade, percebendo que ninguém vive e nem cresce sozinho sem (re)conhecer sua identidade;

- Trabalhar a ideia de que o contato com o outro se torna fundamental para a deliberação de limites, para o conhecimento de seu corpo, para a criação da autonomia e de sua identidade;

- Reconhecer que o contato com o responsável do momento, seja na figura materna ou de outro adulto que supre esse papel, cria critérios básicos, muitas vezes importantes para a sobrevivência do aluno;

- Criar um clima de segurança, confiança, afetividade, incentivo, elogios e limites colocados de forma clara e afetiva para que seja alcançada a desejada qualidade da interação entre adultos e a criança.

 

 

Durante o período, foram realizadas várias atividades em sala de aula, tais como:

 


- Pesquisas sobre a origem e o significado dos nomes;


- Cartazes sobre a história dos alunos utilizando fotos e desenhos, montagem de linha do tempo com fotos antigas trazidas pelos alunos e murais informativos;


- Entrevistas com responsáveis;


- Tabelas de ordem crescente e decrescente com dados como idade, peso, altura e com montagem de gráficos.

 


Como culminância, ou seja, como apresentação de tudo o que foi trabalhado e desenvolvido no bimestre com os alunos, a Unidade Escolar contou com a valiosa participação das mães dos alunos, que são pedras preciosas no processo de ensino/aprendizagem. Para tal, a escola promoveu uma gincana em que aconteceram diferentes atividades:

 

- Caracterização de personalidades preferidas:


Momento em que os alunos, mães e professores se fantasiaram de Chaplin, Chacrinha, Hebe Camargo, Gal Costa, Carmem Miranda, Luan Santana entre outros. Foi um show de talentos com imitações de artistas famosos!


- Roupa mais fashion:


Desfile das mães, que se produziram especialmente para o evento, além da apresentação de objetos mais antigos e suas histórias, na qual as mais originais e antigas eram premiadas.

 


As atividades foram desenvolvidas em duas equipes, as turmas estavam divididas pelas cores amarela e azul, porém, unidas na animação e euforia. Todos os participantes (professores, funcionários, alunos e responsáveis) demonstraram o verdadeiro espírito esportivo, com respeito aos adversários e união entre os companheiros de equipe.

 

Imagens das atividades desenvolvidas:

 

 

Atividades desenvolvidas em sala de aula.

 

Atividades desenvolvidas em sala de aula.

 

Apresentação dos alunos e professores.

 

Participação dos responsáveis.

 

Apresentação aos responsáveis.

 

Na continuação do encerramento do subprojeto, foi realizada, também, a comemoração do Dia das Mães na Sociedade Sul-Rio-Grandense. Evento que durou todo o dia e contou com a participação das mães, que puderam usar a piscina, passear com seus filhos pelos espaços do sítio, assistir à apresentação musical dos alunos e à homenagem da professora Marcia Antunes, que dançou junto a seus alunos a música “Raridade”, de Anderson Freitas.

 

Como avaliação do subprojeto, foi realizada a Reunião dos Responsáveis, na qual foi possível mostrar a todos os responsáveis o trabalho desenvolvido no período através de fotos e depoimentos dos participantes. Além de promover um encontro com a Assistente Social do INSS, que falou aos responsáveis sobre seus direitos e de seus filhos especiais.

 

 

Equipe da Escola Especial Municipal Doutor Hélio Pellegrino.

 

 

Escola Especial Municipal Doutor Hélio Pellegrino:

E-mail: empellegrino@rioeduca.net

 

 

Parabéns aos Gestores!

Parabéns aos Professores!

Parabéns aos Alunos!

Parabéns à Comunidade Escolar!

 

 

Suelen Corrêa
é Professora da Rede Municipal
e Representante do Rioeduca da 10ª CRE
Contato:
suelencorrea@rioeduca.net
twitter: @suelencorrea29

 


 

                               

 

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

10ªcre (403)
10 (1)

Comentários
Parabéns! O trabalho desta Unidade Escolar é o exemplo vivo de uma educação efetivamente de qualidade!!!!

Postado por ANDRÉA CARDOSO em 26/06/2015 14:10

Parabéns a toda Equipe Escolar pelo excelente trabalho! Só mesmo o amor para expressar tanta dedicação! A Educação pode transformar a vida de muitas pessoas, eu acredito!

Postado por Cátia em 26/06/2015 15:40