A A A C
email

Quarta-feira, 08/07/2015

Dramatização: uma Leitura Além do Texto

Tags: 8ªcre, saladeleitura.

 

 

 

 

Ouvir histórias desenvolve a linguagem, auxilia na criação de bons textos e estimula a criatividade. A professora Roberta Márcia, regente de Sala de Leitura na Escola Carlos Maul, criou o projeto "Contos e Fábulas Dramatizadas". Hoje ela compartilha com o Rioeduca os resultados de sua experiência.

 

 

Professora Roberta Márcia dramatizando a história da Dona Baratinha.

 

A arte de contar histórias é uma prática milenar que teve seu início desde os primórdios da humanidade por meio da tradição oral.

Antigamente, era comum que os avós ou os pais reunissem as crianças para contar belas histórias que faziam os pequenos viajarem na imaginação.

Essa arte do contar e recontar histórias amplia o universo literário, desperta o interesse pela leitura e estimula a imaginação. Principalmente nos anos iniciais da vida escolar, é de fundamental importância que os alunos participem de momentos de contação de histórias.

Alguns recursos pedagógicos podem ser utilizados no momento de contar histórias: fantoches, figuras, vídeos, música e dramatização. Eles tornam a história mais atrativa, interessante e prazerosa.

 

 

Alunos do 3º ano da E. M. Carlos Maul ilustrando uma história na Sala de Leitura.

 

Nas escolas da Prefeitura do Rio de Janeiro, os espaços da Sala de Leitura permitem que os alunos tenham acesso a vários livros paradidáticos e, também, participem de projetos de incentivo à leitura e à escrita.  

O professor desse espaço tem um importante papel que vai muito além da administração do acervo. O professor da Sala de Leitura é um ser capaz de promover o encantamento e de desenvolver o hábito de ler, que é tão importante para a formação dos alunos.

Na Escola Municipal Carlos Maul, a professora Roberta Márcia é regente da Sala de Leitura. Ela criou o projeto "Contos e Fábulas Dramatizadas", no qual ela e seus alunos se caracterizam para contar as histórias que foram lidas.

É uma aula muito dinâmica, porque eles ouvem a história, cantam as músicas relacionadas, criam fantoches, murais, máscaras e tudo o que a imaginação permitir!

 

Alunos da E. M. Carlos Maul em ação na Sala de Leitura.

 

"Ler sempre foi minha paixão! Viajar pela história que estava lendo, fazer parte da personagem, sentir cada história lida e poder de algum modo fazer parte dela me proporciona felicidade!

Lembro-me do meu primeiro livro: 'No País das Formigas'. O livro era uma mistura de aventura e descobrimentos. Na verdade, sou capaz de lembrar-me de cada livro lido desde a minha infância.

Infelizmente, com o passar do tempo, nossos alunos se distanciaram da leitura. Seja pela questão socioeconômica ou seja pela falta de hábito. Hoje, podemos abrir o Google, pedir o resumo e imprimir a história de um paradidático, mas e as viagens que podíamos realizar lendo o livro?

Pensando em mudar esse contexto, resgatando em nosso aluno o ato de manusear um livro, ouvi-lo e ter seu coração acelerado por vibrar por uma personagem!

Busquei trabalhar a contação de histórias, em que todos somos coautores, somos viajantes da história de cada livro lido, sem sairmos do lugar.

Usar caracterização para compor um personagem na contação de história permite meu aluno entrar no mundo do faz de conta, um faz de conta que acontece!

Nesses eventos, procuro trabalhar os valores, resgatar a autoestima, letrar, alfabetizar e contribuir na formação de cidadãos.

Formar leitores, escritores, ilustradores, contadores, dinamizadores... vencedores na construção de suas histórias imaginadas e de sua vida é o que me motiva como professora da Sala de Leitura.

Ouvi-los recontando as histórias trabalhadas, cantarolando as músicas das histórias, chamando-me pelo nome da personagem, seus olhinhos brilhando não tem preço!

Tem muita energia como ingrediente para melhorar cada vez mais o nosso trabalho.

Entendo que ler é muito mais do que ouvir a história. Ler é entrar nela e, ao terminar, sair uma pessoa diferente!"

      Professora Roberta Márcia - Sala de Leitura da E. M. Carlos Maul

 

Professora Roberta Márcia e seus alunos se divertindo com suas máscaras para dramatização.

 

O Rioeduca parabeniza a professora Roberta Márcia pelo trabalho desenvolvido com os alunos da E. M. Carlos Maul na Sala de Leitura.

 

E-mail da escola: emmaul@rioeduca.net

 

 

*     *     *

 

 

Agora é a sua vez, professor!

Entre em contato conosco e compartilhe suas ações.

 

 

*     *     *

 

Professora Neilda Silva

Email: neildasilva@rioeduca.net

Facebook: www.facebook.com/neilda.silva.1

Twitter: @Prof_Neilda

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

8ªcre (333)
saladeleitura (44)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.