A A A C
email

Quarta-feira, 22/07/2015

Fábulas de Esopo

Tags: 2ªcre.

 

 

 

Os alunos do sexto ano experimental da Escola Municipal Luiz Delfino estão conhecendo e trabalhando vários gêneros textuais através das fábulas de Esopo.

 

 

A professora Danielle Linhares Frieb é regente das turmas do sexto ano experimental na E. M. Luiz Delfino, e enviou ao portal Rioeduca um rico material contando sobre o trabalho com gêneros textuais através das fábulas de Esopo.


O projeto foi desenvolvido nas aulas de Produção Textual, e teve como objetivo trabalhar fábulas, um gênero textual muito rico e versátil.


“Fizemos um trabalho com a estrutura da narrativa e suas características. Também a transformamos em roteiro de teatro, incluindo textos, confecção de cenários, personagens e filmagem no celular. Depois, o mesmo texto foi transformado em história em quadrinhos e notícia de jornal. Essas atividades desenvolveram as questões da língua e a criatividade dos alunos”, conta a professora Danielle.


Além de promover o gosto pela leitura e pela escrita, o trabalho com fábulas teve como objetivos compreender as diferenças entre os diversos gêneros textuais existentes, e conhecer a biografia de Esopo.


No primeiro momento do projeto, os alunos leram diversas fábulas de Esopo, e conheceram sua biografia.


Alunos conhecendo as fábulas de Esopo.

 

Na proposta seguinte, os alunos transformaram a narrativa em roteiro teatral, estimulando, assim, a construção de diálogos entre as personagens. Depois confeccionaram cenários e fantoches para a filmagem no celular.

 

Confecção de roteiros e cenários.

 

Filmagem da história.

 

Continuando as atividades do projeto, os alunos, trabalhando em duplas, transformaram as narrativas em histórias em quadrinhos.

 

Produção de histórias em quadrinhos.

 

Na terceira e última etapa do projeto, os alunos organizados em trios transformaram as fábulas em manchete de jornal, promovendo o contato com mais um gênero textual.


Produção do jornal incluindo as fábulas de Esopo.

 

Através do relato da professora Danielle, percebemos a contribuição do trabalho com as fábulas de Esopo, no qual os alunos puderam conhecer e produzir diversos gêneros textuais.

Parabéns à professora e aos alunos do sexto ano experimental! Desejamos sucesso na realização de novos projetos!

 

O contato da professora Danielle Linhares é dalinhares@yahoo.com.br


 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

2ªcre (328)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.