A A A C
email

Sexta-feira, 10/07/2015

Arte, Cultura e Educação na Heitor Beltrão

Tags: 4ªcre.

 

 

 

O trabalho com a Arte visa o desenvolvimento integral de todos os envolvidos e, também, o estímulo, a valorização e a realização de ações e projetos direcionados à  Educação e Cultura dentro e fora da Unidade Escolar.

 

 

"(...) a arte é uma técnica social do sentimento, um instrumento da sociedade através do qual incorpora ao ciclo da vida social os aspectos mais íntimos e pessoais do nosso ser. Seria mais correto dizer que o sentimento não se torna social, mas, ao contrário, torna-se pessoal,quando cada um de nós vivencia uma obra de arte, converte-se em pessoal sem com isto deixar de continuar social."  

(VIGOTSKI, 1998, p. 315)
 

 

 

Acreditando nisso, a Escola Municipal Heitor Beltrão desenvolveu  o Projeto: Rio de Janeiro, Arte, Cultura e Educação. O referido trabalho fez alusão a comemoração pelos 450 anos da Cidade Maravilhosa. Além disso, o projeto envolveu não só a participação de todos da escola, mas também da comunidade escolar de uma forma geral.

Apostamos no potencial da arte enquanto meio que envolve o conhecimento a ser construído, a linguagem a ser experimentada e fruída, e a expressão a ser externalizada e refletida. Dessa forma,  trabalhamos com a arte, enquanto área de conhecimento - com características únicas e imprescindíveis ao desenvolvimento do ser humano, apostando que ela é o que leva o nosso aluno a construir, experimentar, externalizar e refletir.

 

 

 

 

"Assim, através de ações formativas, inovadoras e criativas, construimos em nossa Unidade Escolar um caminho para a formação integral do nosso aluno. Tudo isso aliado à vivência de forma concreta das mais diversas expressões artísticas, estéticas, corporais, musicais, intelectuais e comportamentais. Além das ações ligadas à identidade local, mostra que a cidade é muito além do bairro em que moramos. Essa é a nossa cidade, a Cidade Maravilhosa!" (Professora Claudete Macedo - Coordenadora Pedagógica da Unidade Escolar)

 

Como podemos observar, pela arte, somos chamados a olhar além dos interesses imediatos, além da realidade material. Somos chamados a perceber a verdadeira dimensão do nosso ser e do nosso destino, a assumir amplamente a nossa identidade não apenas como indivíduos pertencentes a uma sociedade em determinado tempo ou lugar, mas como seres cósmicos, pertencentes à grande família humana.

 

Parabéns aos envolvidos, por promover acões que permitam que outras ações do passado humano sejam apropriadas, ampliadas e aprofundadas paulatinamente até chegar no estágio de desenvolvimento atual.

 

 

 

Ana Accioly - Representante Rioeduca 4ªCRE

anaaccioly@rioeduca.net

 

Escola Municipal Heitor Beltrao
R. Otranto, 680 - Vigário Geral

embeltrao@rioeduca.net 

 

 

                               

 

   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

4ªcre (292)

Comentários
Nossa querida E.M.Heitor Beltrão, durante anos,empenha-se,junto à comunidade escolar,realizando o melhor em busca de boas colheitas. Eis mais um fruto de árdua dedicação, conversas, pesquisas e envolvimento. Caminhamos numa realidade social em que os atropelos são "vistos a olhos nus" e um resultado de plena satisfação,de mais uma culminância de projeto , mostra o quanto somos capazes de enxergar além dos tropeços, das dificuldades atreladas à cada realidade(individual ou coletiva) PARABÉNS HB!

Postado por michele correa em 19/07/2015 09:21