A A A C
email

Quinta-feira, 16/07/2015

Creche Célia Alencar: Pioneira na Eleição do Grêmio Estudantil

Tags: 8ªcre, educaçãoinfantil.

 

 

 

 

Nos dias 26 e 29 de junho, ocorreu a eleição do Grêmio Estudantil nas escolas da Prefeitura do Rio. A Creche Célia Alencar aceitou o desafio de realizar o processo eleitoral entre os pequenos, proporcionando momentos de aprendizado e interação entre todos.

 

Israel Bomfim votando com o auxílio da estrelinha colorida.

 

O Grêmio Estudantil é o órgão máximo de representação dos estudantes da escola. Atuando nele, os alunos defendem seus direitos e interesses, e aprendem ética e cidadania na prática. 

Nesse órgão, os alunos discutem, criam e fortalecem inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. Trata-se de um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos.

Os representantes do Grêmio Estudantil são eleitos através do voto dos alunos que pertencem à escola.

Organizados por chapas, o representante e seus suplentes preparam a campanha eleitoral, divulgam suas propostas na escola e passam pelo processo de eleição.

                                                                                                                               (Fonte: Wikipédia.org)

 

Alunos da Chapa Única da C. M. Célia Alencar representados pela cor da estrelinha.

 

A eleição do Grêmio é uma prática comum nas escolas de ensino fundamental da Rede Municipal do Rio de Janeiro, porém a eleição do Grêmio na Educação Infantil é uma novidade!

A Creche Municipal Célia Alencar aceitou o desafio de organizar uma eleição para que o Grêmio fosse oficializado em seu espaço.

Os alunos apresentados formaram uma chapa única, porém a eleição simbólica aconteceu com adaptações que permitiram que as crianças entendessem o processo sugerido.

Certamente, foi uma experiência gratificante e repleta de aprendizado, pois foi a primeira vez para alunos e equipe da C. M. Célia Alencar.

 

 

Emanuelle e Théo, alunos do Maternal II na C. M. Célia Alencar.

 

"O Grêmio Estudantil nas Creches foi um desafio que aceitei por acreditar que as crianças na Primeira Infância têm vez e voz. Conversei com a professora Soraya Eschenazi, responsável pela Assessoria da 8ª CRE, sobre minha vontade de topar o desafio, mas não sabia quais adaptações eram possíveis, uma vez que as crianças eram pequenas. A professora Soraya foi uma das maiores incentivadoras e deu total autonomia para que as adaptações fossem feitas e para que fôssemos os pioneiros nesse tipo de ação."

Viviane Bomfim - Diretora Geral da C. M. Célia Alencar

 

Quatro crianças foram escolhidas. Elas são do Maternal II e apresentam perfil de liderança. Depois de explicar o que é o Grêmio, foi perguntado se elas gostariam de participar. Todas aceitaram e começaram a dizer que queriam que fossem comprados lápis, brinquedos e livros. Foi percebido que eles entenderam que a opinião deles é muito importante para as decisões da creche.

A direção da escola optou por fazer a votação simbólica por cor, porque os alunos ainda não sabem ler. Cada criança escolheu sua cor e, assim, foram confeccionadas as estrelinhas que as representariam nas urnas.

Em seguida, foi o momento de se apresentar nas salas, explicando para as outras crianças o que era o Grêmio, e fazer a apresentação da cor de cada um.

Na votação, a presença dos votantes foi feita através das digitais. Para facilitar a votação, foram colocadas fotos com as estrelinhas de cada um do Grêmio para que as crianças visualizassem em qual coleguinha estavam votando.

Após a apuração colocamos as fotos dos candidatos com suas respectivas quantidades de votos, divulgando assim o resultado da eleição do Grêmio.

 

 

 

O Rioeduca parabeniza à Creche Municipal Célia Alencar por sua primeira eleição do Grêmio Estudantil.

 

Email: cmcalencar@rioeduca.net

 

*     *     *

 

Agora é a sua vez, professor!

Entre em contato conosco e compartilhe suas ações.

 

 

* * *

 

Professora Neilda Silva

Email: neildasilva@rioeduca.net

Facebook: www.facebook.com/neilda.silva.1

Twitter: @Prof_Neilda

 

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

8ªcre (333)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.