A A A C
email

Segunda-feira, 20/07/2015

Eleições do Grêmio na Escola Francisco Frias de Mesquita

Tags: 5ªcre, grêmio.

 

 

 

Mostrando entusiasmo e engajamento, a E. M.  Francisco Frias de Mesquita realizou suas eleições para seu Grêmio Esudantil de maneira organizada, da votação ao empossamento.

 

Confira o relato da Coordenadora Pedagógica Elaine Moreira:

Quando iniciou a divulgação das Eleições do Grêmio Estudantil, nossos alunos ficaram extremamente empolgados, pois muitos (inclusive os pequenos) já tinham visto tal evento na última eleição.

Sabendo da importância desse fato, começamos a confecção de desenhos que iriam concorrer para a divulgação das Eleições na 5ª CRE. Nossos alunos não ganharam o concurso de slogan e imagens, mas puderam sentir o gostinho de como é participar de um evento tão importante nas Unidades Escolares.

 

Informações importantes sobre as funções do Grêmio.

 

 

O André da turma 1302 mostrou engajamento.

 

Realizamos uma assembleia em nossa escola para a escolha da Comissão Eleitoral. E como não poderia ser diferente, os alunos eleitos ficaram super honrados, e puderam mostrar para seus colegas a importância e a responsabilidade de colaborar com as Eleições do Grêmio Estudantil.

A Comissão foi composta pelos alunos do 4º ano da turma 1401: Marcos Paulo Silva, Marcelo da Silva, Maria Fernanda Martins, Maria Eduarda Coelho, Letícia dos Santos e Rickson da Silva. Os seis alunos desempenharam muito bem suas tarefas, e auxiliaram cada aluno nos dias das Eleições para que tudo transcorresse bem. Todos estão de parabéns!

 

Os trabalhos da comissão feitos com entusiasmo.

 

A fila para a votação ficou bem organizada.

 

A votação trancorreu com tranquilidade.

 

Cada aluno representou muito bem sua chapa, fazendo uma campanha inicialmente um tanto quanto acanhada, mas que, aos poucos, foi tomando força, pois todos se empenharam bastante, deixando de lado a timidez.

“As eleições para o Grêmio foi um momento muito importante para nossos alunos, pois além de aprender sobre cidadania, puderam vivenciá-la também”, diz Cristiane, professora da turma 1101.

Momento de muita agitação e nervosismo tomou conta da nossa escola, pois chegou a hora da contagem dos votos. E, para nossa alegria, a chapa vencedora foi "Coração", composta pelas alunas da turma 1301 Ana Luiza Cavalcanti, Thauane Luiza Honorato, Luana Figueiredo e Maria Clara Honorato.

A professora Rosimere, que é regente da turma campeã, diz que apoia a iniciativa, afirmando que a representatividade deve fazer parte do processo de construção da cidadania. Isso deve ser estimulado desde a primeira fase do ensino fundamental. As alunas que representavam a chapa vencedora quebraram barreiras, e mostraram superação diante do desafio proposto.

O encerramento do processo das Eleições se deu com a posse das candidatas no pátio da escola, onde foram aplaudidas e receberam muito carinho de todos os presentes.

 

Pompa e circunstância no dia da posse.

 

“Agradecemos a todos pelos votos. Ajudaremos a melhorar nossa escola”, dizem as alunas Ana Luiza e Thauane (Presidenta e Vice-presidenta).

E, como primeiro trabalho, elas querem montar uma campanha para melhorar a conservação e limpeza do refeitório. “Os alunos devem saber onde jogar o lixo!”, diz Ana Luiza.

 

Empossadas, o trabalho as espera.

 

Esse momento foi sem dúvida um grande marco em nossa escola. Pudemos despertar em nossos pequenos o prazer de lutar por um lugar melhor, mostrando a eles o que é ser um bom cidadão, ter uma boa convivência, responsabilidade e, acima de tudo, respeitar os outros e cada pensar, pois todos fazemos parte da mesma sociedade.

 

Coordenadora Pedagógica Elaine Moreira

 elainemsouza@rioeduca.net

 

Marcus Mortati - Representante do portal Rioeduca na 5ª CRE

marcusmortati@rioeduca.net

 

 

                               

 
 
 

   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

5ªcre (418)

Comentários
O Grêmio Estudantil é uma forma de trabalhar, desde cedo, a responsabilidade e a autonomia nas crianças. Parabéns!

Postado por Patrícia Fernandes em 20/07/2015 08:09