A A A C
email

Segunda-feira, 20/07/2015

Polêmica nas Redes Sociais: em Sala de Aula

Tags: professor, ciências, redessociais.

 

 

Estamos nas redes sociais, é fato! Nossos alunos também estão. Vamos fazer desse limão uma limonada?


Olhe o que aconteceu nessa semana nas redes sociais. Um debate sobre a tangerina que era vendida descascada. Afinal, podemos chamar a tangerina de mexerica ou de bergamota? E a ponkan? É a mesma fruta?


E, afinal, que mal tem comprar uma fruta embalada e já descascada?

 

 

 


Olha quanto material podemos usar com uma simples polêmica nas redes sociais? É claro que temos que “filtrar” muita coisa e, também, ensinar os alunos a como se comportar nesses espaços.


Um dos debates que eu faria em sala de aula com essa notícia é sobre a importância do nome científico. Pelo pouco tempo que temos, damos pouca importância a esse assunto. Um dos objetivos de ensinarmos a nomenclatura científica é para entendermos a razão de usarmos tais nomes. Sabemos que não precisamos guardar os nomes científicos das espécies, mas é muito importante sabermos o porquê desses nomes existirem.


No caso da tangerina, a espécie é Citrus reticulata, e é a mesma espécie da mexerica (do nordeste) e da bergamota (de São Paulo). Em sala de aula, podemos fazer um grande painel de nomes vulgares (ou populares) e científicos, para que os alunos percebam a grande vantagem de se usar um nome unificado que toda a comunidade reconhece.


Outro ponto importante é sobre o descarte de embalagem. No momento em que o mercado “quebra o galho” de descascar a tangerina e empacotar, temos que jogar fora uma embalagem que não é biodegradável. A casca da fruta é biodegradável.


Fora a questão da higiene e da deterioração rápida desses produtos manipulados.


Veja quanto podemos trabalhar em sala de aula usando uma polêmica das redes sociais.
 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

professor (110)
redessociais (1)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.