A A A C
email

Terça-feira, 21/07/2015

I Simulado Entre Jovens - PEJ

Tags: 6ªcre, pej.

 

 

 

 

No da 11 de julho, a Gerência de Educação da 6ª CRE realizou um simulado com os alunos do Projeto Entre Jovens da Escola Alberto José Sampaio. Vamos acompanhar como tudo aconteceu?

 

O projeto Entre Jovens é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e o Instituto Unibanco. Ele tem por objetivo equacionar algumas dificuldades específicas de aprendizagem de jovens do 9º ano da rede municipal de ensino.

 

Por meio de uma tutoria, ministrada por universitários dos cursos de licenciatura de Língua Portuguesa e Matemática, são revistos conceitos de séries anteriores que não foram assimilados pelos alunos, e que são importantes para um bom desempenho no ensino médio.

 

Para ajudar os alunos a perceber seus pontos fortes e fracos, além de, é claro, prepará-los psicologicamente para uma prova longa, com bastante leitura, e que exige concentração ao máximo, a Gerência de Educação da 6ª CRE criou o Simulado Entre Jovens.

 

Equipe de fiscais do I Simulado Entre Jovens.

 

O I Simulado Entre Jovens ficou a cargo da professora Mariana Belo, supervisora pedagógica do projeto na 6ª CRE. Ela contou com a parceria, dedicação e excelência dos estagiários nos momentos de planejamento e execução do simulado.

 

Ele foi aberto a todos os alunos do 9º ano da E. M. Alberto José Sampaio, na Pavuna, e aos alunos do Projeto Entre Jovens dessa Unidade de Ensino. As inscrições foram realizadas no período do 19 a 30 de junho. O pagamento da taxa de inscrição foi feito através da doação de 1kg de alimento não perecível.

 

O simulado aconteceu no dia 11 de julho, na própria escola, e foi composta por uma redação e quarenta questões objetivas do tipo múltipla escolha, sendo: 20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática. As provas tiveram início às 9 horas e duração de 4 horas.

 

Alunos do projeto Entre Jovens fazem a simulação de um concurso público.

 

O desempate, em caso de notas finais coincidentes, será feito levando-se em conta, sucessivamente: a maior nota na prova de redação; a maior quantidade de acertos na prova de Língua Portuguesa e a maior quantidade de acertos na prova de Matemática. Caso o empate persista, a vantagem será do candidato de maior idade.

 

O nervosismo e a ansiedade dos alunos eram evidentes, mas com a atenção e carinho que receberam de todos os envolvidos na organização do simulado, o clima foi ficando tranquilo e as crianças realizaram a prova muito confiantes do sucesso.

 

Alunos realizam a prova do Simulado Entre Jovens.

 

Os alunos e a equipe do Projeto Entre Jovens da 6ª CRE não veem a hora dos resultados serem divulgados, pois terão uma amostra daquilo que se deve estudar mais, do que é preciso prestar mais atenção e do que já é de domínio de cada um.

 

Assim que o resultado final do simulado for concretizado, divulgaremos aqui a cerimônia de premiação e o ranking dos alunos. Mas essa é uma outra história... Tenho certeza de que você não vai querer perder! Fique ligado no nosso blog!

 

Professor Bruno (diretor da escola), professoras Selma  (acompanhante do projeto na 6ª CRE), Kátia (gerente de educação da 6ª CRE) e Mariana Belo (supervisora pedagógica do projeto na 6ª CRE).

 

Para finalizar, queremos parabenizar toda equipe do projeto Entre Jovens da 6ª CRE e a Gerência de Educação dessa coordenadoria, pela iniciativa e parceria nessa experiência inovadora e significativa para os nossos jovens. 

 

Quer saber mais um pouco? Entre em contato com a Gerência de Educação da 6ª CRE!
Rua dos Abacates, s/n.º – Deodoro
Telefone: 2457-0017 / 0023
E-mail:gedcre06@rioeduca.net

 

Prof.ª Patrícia Fernandes – Representante do Rioeduca na 6ª CRE
Facebook: patrícia_pff@yahoo.com.br
E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

 

 

                               

 

>


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

6ªcre (346)
pej (5)

Comentários
Parabéns a todos pelo trabalho desenvolvido e um agradecimento especial aos estagiários, Anelise, Lucas e Rafael pois suas contribuições foram de essencial importância para que tudo funcionasse como foi planejado. Nosso trabalho está focado no sucesso de nossos alunos. É isso que nos move a buscar estratégias que permitem o desenvolvimento e crescimento deles.

Postado por Selma Gusmao em 24/07/2015 09:53

Parabéns a todos !!! O Simulado foi um sucesso!! Isso é ser Entre Jovens!!! Um beijo carinhoso, Marcia Soares

Postado por Marcia Soares em 24/07/2015 11:56