A A A C
email

Quarta-feira, 29/07/2015

O Meio Ambiente no Meio da Gente

Tags: 2ªcre, sustentabilidade.

 

 

 

Os alunos do CIEP Doutor Bento Rubião estão participando de um projeto sobre o Meio Ambiente, e desenvolvendo ações que colaboram com a sustentabilidade do nosso planeta.

 

 

O projeto sobre Meio Ambiente está sendo desenvolvido pelas turmas do primeiro e segundo ano, das professoras Naara Maritza e Renata Villela respectivamente.


A professora Naara entrou em contato com o portal Rioeduca para compartilhar conosco as ações desse projeto, que tem buscado formar cidadãos conscientes sobre a importância de cuidar do planeta.


De acordo com a professora Naara, o projeto surgiu no início do ano letivo de 2015 durante as discussões com a comunidade escolar para a construção coletiva do Projeto Político Pedagógico. Professores de diferentes anos, juntamente com seus alunos, iriam atualizar o mural do CIEP com temas diversos. Para o tema do ”Meio Ambiente”, no mês de junho, foram desenvolvidos trabalhos de escritas de frases e textos com as turmas 1.103 e 1.201, utilizando gêneros discursivos diversos como histórias literárias, pesquisas na internet, textos científicos, vídeos, músicas, reportagens, relatos vivenciados no cotidiano, folders e cartazes informativos e outros.

 

Leituras literárias com a temática do Meio Ambiente. 

 


Além do projeto, os alunos vivenciam a construção de uma mini horta e um jardim, praticando cuidados diários. É um projeto constante e paralelo com a temática do meio ambiente onde são possíveis intervenções no cotidiano.

 

Intervenções reais no cotidiano: cuidados e manutenção da mini horta e jardim suspenso. 

 


O projeto tem como objetivos principais promover a consciência ambiental na criança e trabalhar situações que possibilitem a comunidade escolar pensar propostas de intervenções na realidade que os cercam. Participar de ações sobre o Meio Ambiente dentro da escola é uma oportunidade para alcançar esses objetivos e formar cidadãos que colaborem com o bem do planeta.

 

Produções de escritas de folders e cartazes informativos e pesquisas na internet.

 


A professora Naara nos conta que a participação dos alunos ocorreu ativamente em todo o processo, sendo autores das mensagens compartilhadas: pesquisas na internet, discussões sobre as temáticas propostas, construção e produção das escritas de folders e cartazes informativos para compor o mural da escola, plantio, cuidados e manejos com a horta e jardim da escola, reutilização de materiais em todo o processo.

 

Produções escritas dos alunos. Reutilização de materiais.

(folhas com o verso reutilizadas e flores com copo de iogurte oferecido no lanche, lixeiras com garrafas pet).

 

Divulgação das produções e novos saberes no mural do CIEP.

 


A culminância acontecerá no evento da “Feira do Conhecimento” que será realizado no CIEP ao final do segundo semestre. Nesse dia será possível celebrar os novos saberes, compartilhando o conhecimento com toda a comunidade escolar.


É muito bom conhecer e divulgar ações que ensinam aos pequeninos a importância do cuidado com o Meio Ambiente. Parabéns às professoras, aos alunos e a toda equipe do CIEP Dr. Bento Rubião! Desejamos sucesso nesta caminhada!

 

O contato da professora Naara Maritza é naaramaritza@hotmail.com

 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net


 

 

                               

 

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

2ªcre (328)
sustentabilidade (24)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.