A A A C
email

Terça-feira, 18/08/2015

Mês do Autocuidado Nas Escolas

Tags: pse, circular, saúde.

 

 

 


COMUNICADO

Saúde, Educação e Desenvolvimento Social
Realizam Mês do Autocuidado Nas Escolas



As secretarias municipais de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, considerando as Diretrizes do PSE Carioca instituídas pela Resolução Conjunta SEGOV/SMS/SME/SMDS Nº 01, de 6 de fevereiro de 2015, realizarão entre 8 e 29 de agosto de 2015 o Mês do Autocuidado nas Escolas. As atividades serão abertas no dia 8 nas escolas da rede municipais e encerradas no dia 29, no Parque Madureira.

Tendo em vista os excelentes resultados alcançados em 2014 com o fortalecimento dos vínculos entre as unidades de saúde e unidades escolares, as secretarias ampliaram a iniciativa para todo o mês de agosto, instituindo assim “O Mês do Autocuidado”.

O Mês do Autocuidado nas Escolas tem o objetivo de desenvolver ações voltadas para alunos, pais, professores e toda a comunidade escolar. O tema de 2015,“Ecologia do cuidar: cuidar de si, cuidar do outro e cuidar do ambiente”, propõe o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da Rede Pública Municipal de Ensino, buscando promover uma nova consciência e mudança de atitude em relação ao cuidar.

O planejamento das ações do Mês do Autocuidado deverá levar em conta o Projeto Político Pedagógico de cada Unidade Escolar e deverá ficar a cargo da própria escola e de seus parceiros.

Poderão ser realizadas oficinas sobre prática de atividades físicas, alimentação saudável, saúde bucal, cuidados com a pele e prevenção ao uso de álcool e outras drogas, avaliação antropométrica, bem como rodas de conversa sobre a cultura da paz, fortalecimento de vínculos, direitos humanos e cuidados com o ambiente, entre outros assuntos.

O planejamento também deve incluir outras agendas postas no calendário do mês de agosto, tais como o Mês de Valorização da Paternidade, a Semana de Aleitamento Materno, a Campanha Nacional Vacinação Contra Poliomielite, e a Campanha de Multivacinas para atualização do esquema vacinal, que vai ocorrer de 15 a 31 de agosto.

A meta prevista é atingir todas as Unidades Escolares da Rede, a partir do planejamento organizado pelos Núcleos de Saúde na Escola e na Creche (NSEC), com a participação das Secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social.

As ações do Mês do Autocuidado fazem parte do Programa de Saúde na Escola – PSE Carioca, como uma das estratégias do trabalho intersetorial, que visa contribuir para a formação integral dos estudantes e da comunidade escolar, por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde.

 

DO RIO nº 97 de 06 de agosto – página 62
 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

pse (44)
circular (18)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.