A A A C
email

Quarta-feira, 19/08/2015

Foi um Rio que Passou em Minha Vida

Tags: 2ªcre.

 

 

 

 

Em comemoração aos 450 anos do Rio de Janeiro, os alunos do 6º ano da Escola Municipal Senador Côrrea estão conhecendo a cidade maravilhosa de uma maneira lúdica e interessante.

 

 

Para comemorar o aniversário de 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, os alunos do 6º ano da Escola Municipal Senador Côrrea estão conhecendo a cidade através de visitas a museus e centros culturais.


De acordo com a professora Rosângela Araújo, regente da turma do 6º ano, a ideia é mostrar que o Rio não é feito somente de pontos turísticos mais conhecidos: Pão de Açúcar, Cristo Redentor e praias. É mostrar que a cidade possui um espaço geográfico rico e um universo de conhecimento cultural e artístico que, somados às suas belezas naturais, tornam-no verdadeiramente uma cidade maravilhosa.


O projeto tem como objetivo proporcionar aos alunos conhecimentos que vão além dos muros da escola, tornando estas "aulas-passeio" um meio de aquisição de conhecimento para os educandos.


O projeto está em andamento, pois o período previsto para sua realização é de março a dezembro de 2015, culminando com uma exposição de trabalhos produzidos pelos alunos, com fotos e vídeos das visitas.


Uma das visitas foi ao Memorial Getúlio Vargas, onde os educandos foram apresentados a uma linha do tempo. Os alunos conheceram desde o nascimento até a morte desse presidente, aprendendo sobre a sua trajetória política. A linha do tempo que os alunos conheceram durante a visita serviu de exemplo para o trabalho de História, que era organizar uma linha do tempo sobre a vida deles.

 

Visita ao Memorial Getúlio Vargas.

 


Outra visita interessante foi feita ao Museu de Arte Naif. Os alunos viram quadros de artistas nacionais e internacionais e, também, uma linha do tempo da História do Brasil formada por um painel que retrata fatos significativos da nossa história, da primeira missa até a morte de Getúlio. Durante a visita, a mediadora conduziu os alunos a refletirem sobre o passado e a fazerem uma releitura sobre os dias de hoje.

 

Visita ao Museu de Arte Naif.

 


Além das visitas citadas acima, os alunos conheceram a Estação de Tratamento de Esgoto, o Planetário, o Centro Cultural da Caixa e o Centro Cultural da Justiça, que contribuíram para que os educandos pudessem conhecer mais sobre a cidade e enriquecer seus conhecimentos culturais.

 

Visita ao Centro Cultural da Justiça.

 

Ilustração em comemoração aos 450 anos do Rio de Janeiro.

 


A turma do 6º ano nos contou como foi participar de todas essas visitas. Vejamos:


“Aprendemos de um modo divertido, interessante e gratificante. Foi importante porque o aprendizado fora da sala de aula também ajudou nos trabalhos de sala, como por exemplo, a linha do tempo. Conhecemos lugares que nem sabíamos que existiam. Os assuntos abordados em sala de aula foram vistos de uma forma mais viva e diferente, boa e educativa, pois aprendemos mais sobre o Rio de Janeiro. Foi algo diferenciado, e que saiu da rotina da sala de aula. Conhecemos lugares que nunca havíamos ido.”


A professora Rosângela completa a fala dos alunos dizendo: “Só em sair do ambiente escolar já propicia uma empolgação. O propósito principal do projeto é que os alunos conheçam os lugares nos quais, depois, possam levar amigos e familiares, sabendo que tem um modo de se divertir gratuitamente absorvendo cultura geral. Saindo de ônibus comum, ou cedido pela instituição, tudo se torna divertido com direito a várias 'selfies'. Tenho certeza que este sexto ano está sendo um marco de conhecimento na vida deles.”


Parabéns à professora Rosângela e aos alunos pela realização do projeto. Desejamos sucesso!

 

O contato da professora Rosângela é: rpajas@hotmail.com.
 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

2ªcre (328)

Comentários
Trabalho maravilhoso, professora maravilhosa e turma nota 10000000000.Parabéns, professora Rosângela pelo empenho e dedicação.

Postado por Daniela em 19/08/2015 16:38

Trabalho maravilhoso, professora maravilhosa e turma nota 10.

Postado por Daniela Morais Rego Costa em 19/08/2015 16:44

Parabéns ao projeto, parabéns a professora Rosângela pela iniciativa. Com certeza tal trabalho está contribuindo para que seus alunos possam também ser agentes construtores do seu próprio conhecimento.

Postado por Nádia de Souza em 19/08/2015 19:11