Em comemoração aos 450 anos do Rio de Janeiro, os alunos do 6º ano da Escola Municipal Senador Côrrea estão conhecendo a cidade maravilhosa de uma maneira lúdica e interessante.
Para comemorar o aniversário de 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, os alunos do 6º ano da Escola Municipal Senador Côrrea estão conhecendo a cidade através de visitas a museus e centros culturais.
De acordo com a professora Rosângela Araújo, regente da turma do 6º ano, a ideia é mostrar que o Rio não é feito somente de pontos turísticos mais conhecidos: Pão de Açúcar, Cristo Redentor e praias. É mostrar que a cidade possui um espaço geográfico rico e um universo de conhecimento cultural e artístico que, somados às suas belezas naturais, tornam-no verdadeiramente uma cidade maravilhosa.
O projeto tem como objetivo proporcionar aos alunos conhecimentos que vão além dos muros da escola, tornando estas "aulas-passeio" um meio de aquisição de conhecimento para os educandos.
O projeto está em andamento, pois o período previsto para sua realização é de março a dezembro de 2015, culminando com uma exposição de trabalhos produzidos pelos alunos, com fotos e vídeos das visitas.
Uma das visitas foi ao Memorial Getúlio Vargas, onde os educandos foram apresentados a uma linha do tempo. Os alunos conheceram desde o nascimento até a morte desse presidente, aprendendo sobre a sua trajetória política. A linha do tempo que os alunos conheceram durante a visita serviu de exemplo para o trabalho de História, que era organizar uma linha do tempo sobre a vida deles.

Visita ao Memorial Getúlio Vargas.
Outra visita interessante foi feita ao Museu de Arte Naif. Os alunos viram quadros de artistas nacionais e internacionais e, também, uma linha do tempo da História do Brasil formada por um painel que retrata fatos significativos da nossa história, da primeira missa até a morte de Getúlio. Durante a visita, a mediadora conduziu os alunos a refletirem sobre o passado e a fazerem uma releitura sobre os dias de hoje.

Visita ao Museu de Arte Naif.
Além das visitas citadas acima, os alunos conheceram a Estação de Tratamento de Esgoto, o Planetário, o Centro Cultural da Caixa e o Centro Cultural da Justiça, que contribuíram para que os educandos pudessem conhecer mais sobre a cidade e enriquecer seus conhecimentos culturais.

Visita ao Centro Cultural da Justiça.

Ilustração em comemoração aos 450 anos do Rio de Janeiro.
A turma do 6º ano nos contou como foi participar de todas essas visitas. Vejamos:
“Aprendemos de um modo divertido, interessante e gratificante. Foi importante porque o aprendizado fora da sala de aula também ajudou nos trabalhos de sala, como por exemplo, a linha do tempo. Conhecemos lugares que nem sabíamos que existiam. Os assuntos abordados em sala de aula foram vistos de uma forma mais viva e diferente, boa e educativa, pois aprendemos mais sobre o Rio de Janeiro. Foi algo diferenciado, e que saiu da rotina da sala de aula. Conhecemos lugares que nunca havíamos ido.”
A professora Rosângela completa a fala dos alunos dizendo: “Só em sair do ambiente escolar já propicia uma empolgação. O propósito principal do projeto é que os alunos conheçam os lugares nos quais, depois, possam levar amigos e familiares, sabendo que tem um modo de se divertir gratuitamente absorvendo cultura geral. Saindo de ônibus comum, ou cedido pela instituição, tudo se torna divertido com direito a várias 'selfies'. Tenho certeza que este sexto ano está sendo um marco de conhecimento na vida deles.”
Parabéns à professora Rosângela e aos alunos pela realização do projeto. Desejamos sucesso!
O contato da professora Rosângela é: rpajas@hotmail.com.
Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.
Entre em contato com o representante de sua CRE.
Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE
renata.carvalho@rioeduca.net
|