
Quinta-feira, 24/09/2015
Educação Especial: a Primeira Lição ao Ensinar é Aprender!
Diante dos desafios da Educação Especial, a professora Rose Mary encontra, no afeto e na cumplicidade com seus alunos, um caminho para a aprendizagem e para a inclusão.
O objetivo das Salas de Recursos é atender com qualidade alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades matriculados nas classes comuns do ensino regular da Prefeitura do Rio de Janeiro. O Atendimento Educacional Especializado nas Salas de Recursos é oferecido no contraturno. Nesses espaços, os alunos recebem a atenção e o acesso às atividades planejadas de forma individual, priorizando o estímulo e o desenvolvimento de sua capacidade em avanços e em sua autonomia. O papel do regente da Sala de Recursos vai além do atendimento aos alunos que recebe em seus espaços, pois esse professor é peça fundamental para a discussão e a efetiva existência da inclusão nas classes comuns.
Na Escola Municipal PM Flávio Martins Albuquerque, a professora Rose Mary Imenes é a regente da Sala de Recursos. No espaço de sua sala, a professora procura proporcionar aos alunos diferentes oportunidades de desenvolvimento em leitura, escrita, cálculos matemáticos e expressão oral. Com o lúdico e o concreto sempre presente para dar suporte à aprendizagem, a Sala de Recursos é um espaço onde os alunos gostam de estar, e onde as propostas atendem às suas necessidades, sem deixar de desafiá-los a avançar cada vez mais.
Uma das atribuições do professor de Sala de Recursos é a visita regular à escola da classe comum dos seus alunos. Além de acompanhar o aproveitamento do aluno em outro espaço, a presença do professor do Atendimento Educacional Especializado é importante para o desenvolvimento de um dos maiores desafios da sociedade atualmente: a inclusão.
Batista aponta que “a inclusão exige que o educador amplie as competências que já possui: observa, investiga, planeja de acordo com o que o aluno possui, avalia continuamente seu trabalho, redimensiona o seu planejamento” (2001, p.28).
Dessa maneira, todos os professores do Atendimento Educacional Especializado estão sempre pesquisando, estudando e aprendendo, para assim ensinarem mais e melhor! Mas a professora Rose Mary diz que seu maior aprendizado vem das histórias de desafio e superação dos seus alunos e familiares.
Parabéns à professora Rose Mary e a todos os regentes das Salas de Recursos da Prefeitura do Rio de Janeiro!
Para saber mais sobre o Ensino Especial, acesse o site do Instituto Helena Antipoff: https://ihainforma.wordpress.com/
Professor, entre em contato com o Rioeduca, compartilhe suas ações e divulgue a sua escola.
Professora Neilda Silva Email: neildasilva@rioeduca.net Facebook: www.facebook.com/neilda.silva.1
|


Postado por Professora Neilda Silva - Representante Rioeduca da 8ª CRE Comentar (2) Indicar para amigo(a)
Postado por Eliane Correa em 24/09/2015 17:16
Postado por Adriano em 26/09/2015 01:33