A A A C
email

Quarta-feira, 26/08/2015

Meio Ambiente no Anima Mundi

Tags: 2ªcre.

 

 

 

A professora Vera Nácia Franco e os alunos da Escola General Humberto de Souza Mello participaram do Anima Mundi 2015 com o projeto “Horta Escolar Agroecológica”.

 

A professora Vera Nácia e os alunos do 5º ano da E. M. General Humberto de Souza Mello estão desenvolvendo um projeto sobre alimentação saudável e horta agroecológica dentro do ambiente escolar. Este ano, os alunos, com o auxílio da professora, foram desafiados a contar a experiência do projeto através de uma animação que foi escolhida para participar do Anima Mundi.

 

Professora Vera Nácia e sua família prestigiando o evento.

 


A professora Vera enviou ao portal Rioeduca um relato sobre o desenvolvimento do projeto e a sensação de poder participar com os alunos desse grande evento.


Utilizar o cinema como ferramenta educativa pode possibilitar uma aprendizagem mais lúdica. E produzir nossas próprias narrativas através de uma animação, transpondo os conhecimentos adquiridos em um projeto, é certamente a garantia de um aprendizado significativo para professores e alunos.

Com a mediação da professora, os alunos tiveram a liberdade de escolher a técnica que seria usada, escolhendo o stop motion. A criatividade e organização dos roteiros e materiais foram surpreendentes.

O storyboard foi feito individualmente e, posteriormente, escolhemos as melhores cenas e fizemos um coletivo.

As poesias foram feitas individualmente e em grupo, permitindo que todos participassem.

Para a construção dos cenários, dos personagens, a manipulação dos personagens e a captura das fotos, assim como a gravação do áudio, a escolha dos efeitos sonoros e a edição, nós dividimos a turma em equipes de trabalho de acordo com as habilidades de cada um, do interesse e do desejo de aprender.

Fazer essa animação trouxe muita alegria e satisfação para a turma e para a professora, mas participar de um Festival Internacional de Animação como o ANIMA MUNDI, ser uma das mil e seiscentas animações inscritas e uma das escolhidas entre as 450 que estiveram presentes de quarenta países é como ganhar o Oscar!

Ter o reconhecimento de um trabalho é motivo de orgulho para crianças, pais e toda a comunidade escolar.

Particularmente, senti-me muito respeitada por toda a equipe do Anima Mundi. Foi uma alegria compartilhar também com outras pessoas que lá estavam no fim de semana.


Agradeço a oportunidade de participar do Anima Escola, projeto da SME que, através do Departamento de Mídia Educação e em parceria com o Anima Mundi, proporcionou-me a possibilidade de desenvolver a linguagem de animação em minha escola.

 

  Relato da professora Vera Nácia Franco.

 

Professora Vera no Anima Mundi.

 

Abaixo, temos uma das animações produzidas pelos alunos, que ficou linda, e representa o sucesso deste trabalho, em que os educandos aprenderam na prática como é importante cuidar do meio ambiente!

 

 

As turmas da professora Vera Franco trabalharam significativamente as questões de alimentação saudável e meio ambiente.

Na publicação da próxima semana, conheceremos um jogo, criado pela professora Vera, para ser utilizado on-line pelos estudantes. Vale a pena conhecer mais esta dica de como trabalhar o assunto meio ambiente com os pequeninos. Aguardem!


Agradecemos a professora Vera Franco por compartilhar conosco esta experiência, e desejamos sucesso!

 

O contato da professora Vera Franco é: veranacia@hotmail.com

 


 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

2ªcre (328)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.