A A A C
email

Sexta-feira, 28/08/2015

Quando o Assunto é Saúde, Eu Cuido, Ele cuida, Nós Cuidamos!

Tags: 4ªcre.

 

 

 

O Programa Saúde na Escola prevê que a Semana Saúde na Escola amplie o reconhecimento das ações do programa, e fortaleça a união entre os setores da saúde e da educação. O autocuidado, a educação e a promoção da saúde são indissociáveis para a construção da autonomia do ser humano.

 

 

"A saúde é o resultado dos cuidados que as pessoas dispensam a si mesmas e aos demais, da capacidade de tomar decisões e controlar a própria vida..." (OTTAWA, 1986)
 

 

 

Produção da turma realizada durante a atividade

 

Neste ano, a Semana Saúde na Escola Municipal Joracy Camargo teve como tema o cuidado com o outro. Os alunos do 6º ano, juntos com a professora Valéria Oliveira, realizaram ações para a promoção de uma vida mais saudável. Essa experiência se apresentou como um grande sucesso na escola e entre as famílias!

 

Atividade realizada com a turma.

 

A promoção da saúde é uma das estratégias para buscar a melhoria da qualidade de vida da comunidade escolar e da população do entorno. Para tal, a compreensão da importância do equilíbrio entre o cuidar de si e o cuidar do outro, e mais, que este deve estar presente nas ações dentro das escolas perpassando necessariamente pelo prazer em cuidar também de si.

Com a palavra, a professora

 

"O tema da Semana da Saúde com o sexto ano da Escola Municipal JORACY CAMARGO foi 'Cuidado com o outro'. Nessa perspectiva, desenvolvemos tal tema, primeiro, com uma dinâmica realizada pelo guia. Depois, discutimos em sala tudo o que sentimos ao ser cuidado pelo outro, e que bases montam a relação com o outro. Por fim, montamos o cartaz que foi exposto na escola."

Professora Valéria Oliveira, professora da unidade escolar

 

 

Atividade realizada com a turma.

 

Nessa perspectiva, acreditamos que  a associação desses três elementos, o autocuidado, a educação e a promoção da saúde, produz um cuidar autêntico, com autonomia, empoderamento e maior qualidade de vida. A escola deve fundamentar suas ações, ações que se apresentam permeadas de novos conceitos e práticas simples, mas que efetivamente capacitam e transformam o cotidiano, a rotina, o modo de enxergar o mundo de todos os envolvidos no processo em questão.

 

Parabéns para os alunos do 6º ano que, junto ao trabalho realizado pela professora Valéria, reconheceram a importância de cuidar de si e do outro para incorporar hábitos saudáveis.

 

Ana Accioly - Representante Rioeduca 4ª CRE

 

 

                               

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

4ªcre (292)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.