
Terça-feira, 22/09/2015
Coaching na Educação (Parte 3)
Como o coaching pode colocar um pouco mais de graça na vida dos líderes educacionais?
Coaching é um processo pedagógico de ensinar pessoas a pensar e a refletir para buscar o conhecimento no fundo de si mesmas. Socrátes, há mais de 2.500 anos já fazia isso através da maiêutica.
O método socrático consistia em propor temas, instigar ideias com perguntas, ouvir os que os discípulos tinham a dizer, ensinar e aprender. Seu objetivo básico era desenvolver o raciocínio lógico das pessoas que o rodeavam, e assim tem sido com o coaching na educação, que possibilita a mudança de comportamentos e atitudes de onde uma pessoa está para onde ela quer chegar, de quem ela é para quem ela quer ser.
No texto anterior foram apresentadas numa pequena introdução “As Cinco Disciplinas” de Peter Senge, realçando as capacidades que as organizações e comunidades aprendentes – ESCOLAS - exigem, além de oferecerem o mapa da mina para que o líder educacional possa reinventar-se continuamente, e mobilizar pessoas para fazer coisas extraordinárias, além de usar coaching como um relacionamento possível em qualquer tempo e em qualquer lugar. A liderança dos Gestores e Coordenadores Pedagógicos, não diz respeito à personalidade, mas ao comportamento. Nesse sentido, atente para cinco práticas de liderança exemplar que você deve lembrar, além das dicas para desenvolver seu repertório de técnicas.
O livro Coaching Educacional: ideias e estratégias para professores, pais e gestores que querem aumentar seu poder de persuasão e conhecimento relata que, “Segundo Senger, Buckminster Fuller dizia 'que se você quer ensinar uma nova forma de pensar às pessoas, não tente discursar para elas ou instruí-las'. Simplesmente forneça-lhes uma ferramenta que as leve a aspirar, apoiando-os a se movimentarem aos seus objetivos, pensando de forma diferente a que está habituado para gerar mudanças.” Como saber o que, quando e como usar?
No próximo texto, continuarei propondo o “caminhar por outras ruas possíveis” através do coaching na educação, e suas ferramentas. Vem comigo!
Para saber mais:
SANTOS, Graça. Coaching Educacional: Ideias e estratégias para professores, pais e gestores que querem aumentar seu poder de persuasão e conhecimento. Editora Leader, São Paulo, 2012.
SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo. Um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Graça Santos - Pernambucana, professora da rede pública do Rio de Janeiro, pedagoga, orientadora educacional e escritora. Possui MBA em Gestão Estratégica e MBA em Formação Holística na Abordagem Transdisciplinar do Desenvolvimento Humano.
Escritora nas editoras Leader/SP e SER MAIS/SP, palestrante e coach formada pela Abracoaching. Facilitadora do Portifólio Nacional Editora FTD. Autora do livro “Coaching Educacional: Ideias e estratégias para professores, pais e gestores que querem aumentar seu poder de persuasão e conhecimento”. Coautora do livro PNL & Coaching, sendo autora do capítulo 11, intitulado “Como funciona seu GPS interno?”. Tem como missão inspirar pessoas que querem sair do estado atual para o estado desejado por meio de vivências que conduzam ao realinhamento cultural das crenças, valores, hábitos e atitudes com foco na excelência dos resultados e na ecologia pessoal.
|

