A A A C
email

Terça-feira, 20/10/2015

Formação Continuada de Professores: um Espaço de Produção de Saberes

Tags: 6ªcre, formação, professores.

 

 

 

 

A Secretaria Municipal de Educação do Rio, juntamente com as Coordenadorias Regionais de Educação, vem realizando várias formações de professores desde o início do ano. Elas são realizadas em diferentes pontos da cidade para desenvolver e aprimorar saberes e práticas dos educadores da rede pública municipal de ensino.

 

Os professores da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro trocam várias experiências nas formações continuadas realizadas durante o ano (Foto: Google).

 

A Escola de Formação do Professor Carioca – Paulo Freire, criada pelo decreto 35.602, de 09/05/2012, na gestão do Prefeito Eduardo Paes e da Secretária de Educação Cláudia Costin, é um espaço de produção de saberes e práticas pedagógicas para subsidiar o planejamento e a implementação da Política de Formação do Professor Carioca.

 

Esse espaço promove ações de formação básica para professores ingressantes na Rede Pública Municipal de Ensino e ações para professores em exercício nas modalidades presencial, semipresencial e a distância.

 

Jogos utilizados pelo professor Arnon Duarte na formação continuada para os professores da 6ª CRE (Foto: Facebook).

 

As Gerências de Educação, localizadas nas onze Coordenadorias Regionais de Educação do Rio de Janeiro, também são responsáveis em promover encontros de formação continuada para os professores que atuam em escolas de sua abrangência. 

 

A Gerência de Educação da 6ª CRE realiza formações mensais com professores da Educação Infantil ao 5º ano, com coordenadores pedagógicos e professores do Ensino de Jovens e Adultos. 

 

“Qualificar e instrumentalizar o trabalho pedagógico dos educadores para atender aos reais propósitos do Ensino Fundamental, com vistas ao desenvolvimento integral dos educandos, é um dos principais objetivos das formações que planejamos para os nossos professores”, diz a professora Kátia Barboza, Gerente de Educação da 6ª CRE.

 

O professor Arnon Duarte realizou uma formação para os professores de 4º e 5º anos da 6ª CRE na Escola Monte Castelo (Foto: Patrícia Fernandes).

 

Essas formações são dinamizadas por professores da própria rede municipal de ensino que conhecem o contexto em que estão inseridos alunos, educadores e escolas. O professor Arnon Duarte é um dos grandes parceiros da Escola Paulo Freire e da Gerência de Educação da 6ª CRE quando se fala em formação continuada.

 

Ele participou como dinamizador de vários encontros de capacitação. Dentre eles, destacam-se: Semana Pedagógica da 6ª CRE, Capacitação para Professores de 4º e 5º anos, Semana de Educação Infantil, Semana de Alfabetização, Capacitação para Professores das Escolas em Foco e Capacitação na Escola Paulo Freire da Gerência de Ensino Fundamental.

 

Professor Arnon Duarte, oficineiro na Semana Pedagógica da 6ª CRE, ao lado da Gerente de Educação professora Kátia Barboza (Foto: Facebook).

 

O docente iniciou sua carreira na rede municipal de ensino no ano de 2008 e, desde então, vem realizando um trabalho de excelência na alfabetização de alunos de várias idades. Atualmente, é diretor na Escola Municipal Paraíba, onde realiza suas atividades com muito empenho, tentando desenvolver um trabalho pautado na transparência, verdade, igualdade e justiça; visando sempre o melhor para o aluno.

 

“Entrei em 2008 e fui atuar no CIEP Anton Makarenko, alfabetizando uma turma de 5º ano. Depois fui para a Escola Municipal Charles Anderson, onde também atuei como alfabetizador de turmas mais elevadas, sendo indicado, logo em seguida, para atuar na Sala de Leitura. Fui indicado pela Coordenadora da 7ª, na época, para ser diretor adjunto de uma escola no Valqueire. Terminando o tempo de gestão, retornei para a 6ª Coordenadoria de Educação, minha CRE de origem”, relatou Duarte.

 

O professor Arnon Duarte realizou uma formação para os professores de 2º e 3º anos, da 6ª CRE na Escola Municipal Alexandre Farah (Foto: Simone Soares).

 

Como bem disse Freire (1999): “Me movo como educador, porque, primeiro, me movo como gente”. Esse mover em nós deve ser considerado como a chave para as portas do universo da aprendizagem para uma boa educação.

 

Uma coisa é certa: todos nos deparamos com novas situações no cotidiano escolar, exigindo assim, maiores intervenções. A capacitação do professor precisa ser contínua, prática, específica e direcionada.

 

Quer saber um pouco mais sobre o trabalho de formação continuada mostrado na matéria de hoje? Entre em contato com nossos agentes de formação.

 

Escola de Formação do Professor Carioca – Paulo Freire
Telefone: (21) 2253-4387 / E-mail: epfsme@rioeduca.net

Gerência de Educação da 6ª CRE
Telefone: (21) 2457-0017 / E-mail: gedcre06@rioeduca.net

Professor Arnon Duarte
Telefone: (21) 3358-0877 / E-mail: emparaiba@rioeduca.net 

 

Até a próxima semana!



 

                               

 

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

6ªcre (346)
professores (109)

Comentários
Esse movimento constante nos faz traçar açoes inovadores e desafiadores. O olhar do professor para o aluno e humano e visa colher o que ele tem melhor para dai prosseguir a caminho de novas aprendizagens, novos saberes, novos moveres... Parabens a Plataforma Paulo Freire, a GED da 6@ CRE e ao professor Arnon, que se " move" constantemente oportunizando novos cconhecimentos aos professores da rede municipal de Eduçao da Cidade do Rio de Jabeiro.

Postado por Catia Cristina B Gomes em 20/10/2015 20:12

Parabéns Patrícia, pela bela postagem. Devemos sempre valorizar as ações de formação, valorizando os talentos de Nossa Rede.

Postado por Alexandre Roque em 23/10/2015 18:11

O Professor Arnon é um exemplo de profissional competente que existe em nossa prefeitura, gostaríamos que o seu trabalho incentive os demais profissionais porque vale a pena e enobrece a alma.

Postado por Myrthes Pinheiro da Silva em 08/11/2015 14:32