A A A C
email

Segunda-feira, 23/05/2016

Brincadeira - passaporte para conhecer o mundo

Tags: 5ªcre, brincadeira, ppa, creche, educação infantil.

 


   

 

 

O brincar é importante? Como a criança aprende e se desenvolve? Qual a importância da participação da família nas brincadeiras durante a Educação Infantil? 


 A Creche Municipal (05.14.606) Acalanto, localizada no bairro Vicente de Carvalho, elegeu para o ano de 2016 como tema para o PPA – Projeto Político Anual - “A brincadeira é o passaporte para conhecer o mundo - a ludicidade e as relações das crianças com o mundo através das brincadeiras.”

 


Na educação infantil é fundamental que as crianças convivam em ambientes que possam manipular objetos, brinquedos e interagir com outras crianças e adultos e, principalmente que possam aprender através da ludicidade, pois o brincar é uma importante forma de comunicação. O lúdico auxilia na aprendizagem, pois ajuda na construção da reflexão, autonomia e da criatividade.

 

Maternal I EI-41 –  Cconstrução/jogo de peteca utilizando revistas e papeis coloridos aproveitando para trabalhar as cores


Segundo o RCNEI (Referencial Curricular para a Educação Infantil) Brasil, (1998), brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia.

 

Maternal II EI-31 – Circuito com algumas peças da linha movimento, usando o minhocão e bambolês presos no teto para arremessar as bolinhas texturizadas.


A criança, ao brincar, pensa e analisa sobre sua realidade, cultura e o meio em que está inserida, discutindo sobre regras e papéis sociais. Ao brincar, a criança aprende a conhecer, a fazer, a conviver e a ser, favorecendo o desenvolvimento da autoconfiança, curiosidade, autonomia, linguagem e pensamento, pode desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação.

 

Maternal II EI-32 – Confecção de massinha caseira


De acordo com RCNEI, Brasil, (1998), brincar funciona como um cenário no qual as crianças tornam-se capazes não só de imitar a vida como também de transformá-la. É através do brincar que a criança forma conceitos, seleciona ideias, percepções e se socializa cada vez mais.

 

Maternal I EI-42 – Brincando na sala


No Dia do Brincar, que acontece na última terça-feira de cada mês, os responsáveis são convidados a vivenciar, juntamente com os PEIs (professores de Educação Infantil) e AEIs (Agentes de Educação Infantil), brincadeiras que as crianças cotidianamente experimentam na Creche.

Maternal II EI-32 – Futebol de pano, jogo das bolinhas

 

Os responsáveis participaram junto com as crianças das atividades estreitando laços, revivendo emoções da infância e aprendendo juntos a criar e brincar com diversos materiais.

 

Maternal II EI-32 – Confecção de massinha caseira e piquenique( os responsáveis tomaram o café da manhã com as crianças) 

O Yuri, acompanhante da Sophia da turma do EI-32 disse: “Achei que foi uma ideia fantástica da equipe Acalanto. Uma dinâmica muito legal. As crianças se divertiram muito com seus acompanhantes. Deveria ter mais vezes. Eu gostei, eu apoio”.

 

Pré-escola EI -21 – Brincando com os amigos

 

As turmas foram divididas em equipes que empolgadas proporcionaram momentos muito especiais para todos, pois, cada um participou ativamente e o resultado final foi um dia repleto de trocas, alegria e a satisfação de ver o desenvolvimento das crianças.

 

Agradecemos  Diretora Selma Martins Faria por nos enviar o relato deste projeto e compartilhar conosco o registro dessa rica experiência.

Desejamos sucesso à equipe da Creche Municipal Acalanto!

 

Quer saber mais sobre o projeto?

Entre em contato com a Unidade Escolar
Creche Municipal Acalanto
Telefone: 3457-1159
E-mail: cmacalanto@rioeduca.net

 

 



                               


 


 

 



   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

5ªcre (418)
creche (47)
brincadeira (1)
ppa (1)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.