A A A C
email

Quinta-feira, 12/05/2016

E. M. José Veríssimo - No presente, preparando para o futuro

Tags: 3ªcre, memória, pertencimento.

 

 

 

 

   O Projeto "Memórias da Escola Municipal José Veríssimo” tem como  ideia principal  resgatar a autoestima dos alunos e a credibilidade da escola para que os aspectos positivos sejam destacados e a noção de pertencimento seja sedimentada.

 

 

Tendo como principais dinamizadores os professores Fábio Lobão, Claudia Valle, Mariana Vera Cruz, Ives Mauro, Raquel Sanches, Danielle Lima, Márcia vale , Eliane Copello, Carlos Alberto Ferrão  e a participação e envolvimento dos demais professores e funcionários da escola, o projeto Memórias José Veríssimo procura resgatar a memória do espaço da escola, a partir da história do patrono, escritor, um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, educador e cronista de significativa importância para a literatura brasileira. A ideia do projeto é resgatar a auto estima dos alunos e a credibilidade da escola para que os aspectos positivos sejam destacados e a noção de pertencimento seja sedimentada.

 

 

Nova equipe da Escola Municipal José Veríssimo e demais professores da escola.

 

 

O início desse projeto aconteceu no dia 20 de abril de 2016, com a motivação para o mesmo, através de aulas diferenciadas através de oficinas contemplando diversas disciplinas. A primeira etapa foi o “Veríssimo mostra sua alma” em que os alunos puderam expressar seus sentimentos em relação à escola através de desenhos, palavras em material de artes oferecido pela escola.

 

 

Depois eles foram divididos em grupos que se revezavam pelas oficinas propostas, com o objetivo de tornar o processo de ensino e aprendizagem dinâmico e lúdico, diferenciado do que eles estão acostumados em sua rotina escolar. Foram organizadas cinco oficinas. A oficina de especiarias apresentou aos alunos a importância das especiarias orientais e houve manipulação das mesmas pelos alunos, tendo como principal objetivo trabalhar a memória no seu sentido gustativo.. Na oficina de Ciências os alunos aprenderam dicas de nutrição, economia e sustentabilidade, através do reaproveitamento de alimentos. A oficina das Olimpíadas teve como foco trabalhar o logo dos jogos 2016 e a história dos símbolos olímpicos. 

 

 

A oficina de Inglês objetivou trabalhar as músicas que marcaram as décadas partindo da década de 50 até os dias atuais. Além disso, houve uma gincana na quadra em que os alunos foram divididos em grupos e realizaram competições que envolviam percurso e memória.

O resultado final foi um clima de satisfação entre professores e alunos que resgataram memórias e estreitaram os laços afetivos.

 

 

É importante ressaltar que esse é o primeiro passo de um projeto de continuidade e outras atividades serão realizadas ao longo do ano, procurando trazer a história da nossa escola e de todos que nela passaram, trabalhando com a memória afetiva e a valorização das relações estabelecidas na escola.

 

 

Palavras da Diretora Elizabete: -Tivemos o primeiro evento, resgatando a memória da nossa escola, sua história, a nossa história! Foi um dia especial integrando alunos e professores, do sexto ano ao peja, todos envolvidos em uma manhã e tarde de atividades e oficinas que tornaram este dia de grande significado.

A escola que queremos, a história do nome da nossa escola, gincana, workshop de Inglês viajando pela história da música com os grandes sucessos da música inglesa, oficina de especiarias testando nossa memória gustativa, oficina de reaproveitamento de alimentos com receitas que fazem parte da nossa história, oficina de Desenho

Conhecendo a história dos símbolos Olímpicos e Paralímpicos... Enfim, foi um dia para ficar na nossa memória e trazer a vontade de fazermos juntos a história desse ano ...

Nosso agradecimento a todos os professores que participaram, aos nossos funcionários de apoio, da secretaria, merendeiras e agentes educadores. Cada um na sua função ajudou a tornar este dia possível e muito feliz!!! Já planejando nossos próximos eventos ...

 

 

Parabéns para a Escola Municipal José Veríssimo. Compartilhamos da alegria pelo seu sucesso. E esperamos os novos projetos que, com certeza farão a diferença na vida de professores e alunos.

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

3ªcre (329)
pertencimento (1)

Comentários
Sucesso para toda a Comunidade Escolar. Parabéns a toda equipe. Nossos alunos merecem sempre o Melhor!

Postado por Alexandre Roque de Araujo em 12/05/2016 10:11