A A A C
email

Quinta-feira, 26/05/2016

40 anos - fazendo História na Educação do Rio de Janeiro

Tags: 3ªcre, aniversário, 40anos.

 

 

 

 

A E. M. Reverendo Álvaro Reis completou 40 anos e, para comemorar essa data tão importante, foi realizada uma exposição que trouxe de volta não só o passado da escola mas a possibilidade de conhecer melhor a história de seu patrono.

 

 

O aniversário da Escola Municipal Reverendo Álvaro Reis começou a acontecer no imaginário de sua equipe desde o inicio do ano. Para isso, desenvolveram trabalhos pedagógicos com o objetivo de resgatar a história da escola, na região onde está inserida, passando pelo estudo da história e importância do seu patrono para a História do Brasil.


Como ponto de partida e como estímulo, foram levadas em conta as seguintes perguntas:

Quem foi Reverendo Álvaro Reis?

O que fez com que o Álvaro Reis merecesse ter seu nome em uma escola?


Os alunos então partiram para a pesquisa. Muitas descobertas importantes. Muito orgulho.


Segundo o diretor Marco: "Descobrimos que se tratava de um homem com um coração enorme. O que nos encheu mais de orgulho em fazer parte dessa família Reverendo de hoje".

 

 

Durante a pesquisa, a equipe de direção conseguiu localizar parentes ainda vivos do Reverendo Álvaro Reis. A possibilidade de tê-los na escola como prova viva de história seria enriquecedora para os alunos. Foi então que a direção da escola, ao conseguir o contato, fez o convite para a que a neta, Senhora Nilce, conhecesse e participasse da festa e inaugurasse a exposição da escola homenageando seu avô.


Segundo o depoimento da diretora Ana: "Ao recebermos a confirmação da aceitação da visita, mobilizamos as crianças para receber a neta do Reverendo Álvaro Reis, como carinhosamente chamamos nossa escola. Eles fizeram cartinhas para ela, todas emocionantes. Tão singelas e carinhosas. As cartinhas e desenhos foram produções delas, das crianças para uma pessoa que elas não conheciam, mas só sabiam que era a NETA DO REVERENDO ÁLVARO REIS".

 

 

A mobilização atingiu toda a comunidade escolar, que, de uma forma intensa e participativa, contribuiu com a exposição trazendo fotos, objetos que trouxessem de volta para as crianças um pouco da rica história da E. M. Reverendo Álvaro Reis.

Para a diretora Ana: "Foi um sucesso!!! Os alunos visitaram a exposição. Conheceram a história da escola e souberam contar a nossa história para a própria NETA DO REVERENDO ÁLVARO REIS com brilhantismo. Convidamos a Senhora Nilce, a NETA DO REVERENDO ÁLVARO REIS a reinaugurar nossa exposição para que ela fosse a primeira a visitar, depois da reinauguração".

 

 

A escola se encheu de orgulho ao receber os parentes do Reverendo Álvaro Reis:: "Depois da reinauguração, Nilce nos brindou com suas palavras, carinho e historias de nosso patrono, Álvaro Reis. Do alto de seus 89 anos e com a simplicidade, ela nos ensinou muito.A simplicidade dela, o carinho, era tudo contagiante. A cena da primeira foto foi espontânea. A menina deu a mão a ela e ambas não se soltaram mais, mesmo quando ela ainda falava. Nossas crianças admiraram muito e aproveitaram esse momento mágico, simplesmente, porque amam nossa escola. Escola, onde a educação, o ensino e os projetos são feitos com muito carinho, beleza e amor por todos os funcionários" - Disse o diretor Marco.

 

 

Vamos conhecer um pouco da rica história do Reverendo Álvaro Reis.

Seu nome completo é Álvaro Emygdio Gonçalves Reis. Nasceu na capital do estado de São Paulo em 22 de março de 1864.

Seus estudos, primário e secundário, foram feitos na Escola Americana, na capital paulistana, hoje, Universidade Mackenzie, onde destacou-se entre os três primeiros alunos.

Grande orador sacro, notabilizou-se por memorável série de sermões, quase todos publicados. O primeiro da série, denominado “O Clamor das Pedras”, repercutiu tão fortemente que foi imediatamente convidado a pastorear a Primeira Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, hoje, Catedral Presbiteriana.

Numa época de intolerância religiosa, hoje mais compreendida ou relembrada, só mesmo um homem com sua figura, sua personalidade, sua franqueza de atitudes, sua firmeza de convicções, poderia projetar-se como fez Álvaro Reis.

Representou o Brasil em grandes convenções mundiais evangélicas nos Estados Unidos, Canadá, Japão, Panamá, Peru, Argentina e outros países, além do Uruguai, onde esteve em um Congresso dois meses antes de falecer.

Idealizou e fundou diversas Instituições Evangélicas Myron Clark na fundação da Associação Cristã dos Moços do Rio de Janeiro.

O governo do antigo Distrito Federal, avaliando e reconhecendo os méritos deste notável homem, nomeou uma praça no Estácio, no final da Rua Frei Caneca e Avenida Salvador de Sá como PRAÇA REVERENDO ÁLVARO REIS. 

Seu pastorado na Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro começou em 06 de Maio de 1897 e terminou em 04 de Junho de 1925, quando entregou a alma ao Criador, depois de ter reunido sua família poucas horas antes, para o culto doméstico.

Ao completar um século de seu nascimento, ocorreu um fato digno de menção: O nome Álvaro Reis apareceu na Enciclopédia Barsa (versão brasileira da britânica), no volume II, página 438.

 

 

Parabéns à E. M. Reverendo Álvaro Reis – Uma escola em movimento, que proporciona há mais de 40 anos um ensino de excelência e qualidade para as crianças da cidade do Rio de Janeiro.

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

3ªcre (329)
40anos (1)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.