A A A C
email

Segunda-feira, 30/05/2016

Bilinguismo com Aulas Dinâmicas e Interativas

Tags: 10ªcre.

 

 

 

 

Na Escola Municipal Professora Zulmira Telles da Costa os alunos têm aulas de Língua Inglesa todos os dias desde a Educação Infantil

 

A E/SUBE/CRE (10.19.046) E. M. Professora Zulmira Telles da Costa está localizada à rua Cícero Cavalcante Pire, s/n° - Conjunto Liberdade – Santa Cruz, zona oeste do Rio de Janeiro. A Unidade Escolar atende atualmente alunos da Pré-Escola ao 5º ano e tem como diretora, a professora Marivone Bezerra, como diretora adjunta, a professora Elisabete da Silva Lopes, e como Coordenadora Pedagógica, a professora Luciana Gonçalves de Freitas.

 

Alunos da Educação Infantil da E. M. Zulmira Telles da Costa

 

Em 2016, a Unidade Escolar tornou-se integrante do grupo de escolas experimentais bilíngues da Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro, sendo a primeira escola bilíngue da 10ª CRE.

O grupo de professores de Língua Inglesa, que é formado por Tamiris da Silva Carvalho, Élida Camargo da Silva Veiga e Polyana Dias de Souza, tem buscado constantemente aulas diferenciadas, projetos que elevem a disciplina e interação dos alunos. O programa conta com uma exposição diária a uma segunda língua, logo a equipe tem buscado aproveitar a oportunidade deste diferencial.

As turmas da Educação Infantil da escola ganharam muito com esse processo. Todos os dias, os alunos tem mais de duas horas de aula em Língua Inglesa e a exposição diária a uma segunda língua tem, inclusive, dado suporte ao aprendizado de outros conteúdos.

A professora Tamiris tem desenvolvido um trabalho especial com essas turmas, juntamente com a parceria das professoras de Educação Infantil, Gabriela Marques e Dircinha de Paula, que também abraçaram a ideia do bilinguismo, incentivando os alunos e ajudando na manutenção do ambiente bilíngue, inclusive nas datas comemorativas.

 

Professora Tamiris e os alunos da Educação Infantil

 

"Na Educação Infantil, é muito importante que as aulas de Inglês tragam novidades e ludicidade, para que aprender uma segunda língua se torne um prazer para os alunos, sem deixar de lado a realidade dos pequenos. Assim, as aulas se tornam práticas e prazerosas, tanto para o professor quanto para os alunos". — afirma a professora Tamiris.

Como citado pela professora, os alunos têm vivenciado muitos momentos lúdicos, como contação de histórias, a Oficina de Cupcakes, músicas em Língua Inglesa, Oficina das cores (a cada cor nova apresentada em Inglês conta com uma interação do aluno com a cor), além dos projetos interdisciplinares com o Zero Zika (que falou do combate ao Aedes Aegypti) e Save the Planet (que tratou dos cuidados com o Meio Ambiente). Isso sem falar nas datas comemorativas como o Dia das Mães, onde os responsáveis das turmas de Educação Infantil foram convidados para um chá da tarde totalmente bilíngue.

 

Oficina de Cupcakes
 

"Tudo isso tem contribuído para que os sinais do bilinguismo já apareçam até fora do ambiente escolar. Os responsáveis e as outras professoras já relatam que os alunos respondem perguntas falando em Inglês, usando vocabulário já trabalhado como cores e números, integrando a Língua Inglesa com situações do seu cotidiano". — completa a professora Tamiris.

"Nas turmas de primeiro e segundo ano, temos feito um trabalho de inglês intensivo, mas com muita brincadeira e criatividade. As favoritas dos alunos são play dough (massinha), contação de histórias e projetos extraclasse". — Afirma a professora Elida.

 

Professora Élida no Princess Day

 

"O programa Escola Bilíngue veio inovar, com confiança, o desenvolvimento de áreas cognitivas e campos semânticos, apresentando uma solução diferente de tudo o que na escola, pois apresenta uma preocupação em preparar projetos que interligam todos os conteúdos às aulas regulares desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental". — declara a diretora Marivone.

 

Quer saber mais sobre o projeto?
Entre em contato com a Unidade Escolar.

E/SUBE/CRE (10.19.046) E. M. Professora Zulmira Telles da Costa
Telefone: 3395-3253
Email: emztelles@rioeduca.net


 

Rodrigo Abreu
é Professor da Rede Municipal
e Representante do Rioeduca da 10ª CRE
Contato: rodrigosantos@rioeduca.net
WhastApp: 98848-6724

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

10ªcre (403)
10 (1)

Comentários
Que trabalho maravilhoso! Fiquei encantada! Parabéns equipe da E. M. Zulmira Telles da Costa!

Postado por Silvia em 31/05/2016 22:26

Parabéns pela dedicação e pelo trabalho! Aulas interativas e olhar diferenciado, caminho para o sucesso.

Postado por Patrícia Mendonça em 02/06/2016 14:43