A A A C
email

Terça-feira, 31/05/2016

Alfabetizar brincando é mais divertido!

Tags: 6ªcre, alfabetização.

 

 

 

Aprender a ler e escrever é um dos desafios pelos quais as crianças passarão na infância. A professora Alessandra Santos, da Escola Municipal Cornélio Pena, está ajudando seus alunos do 1º ano a vencer essa fase através do brincar. E eles começaram esse processo com o pé direito!

 

Brincar é importante para os pequenos e disso a professora Alessandra Santos tem certeza. Esse recurso pedagógico vem sendo utilizado por ela como fonte de desenvolvimento e aprendizagem no campo da linguagem, da cognição, dos valores e da sociabilidade.

 

Através do brincar a criança aprende, experimenta o mundo e novas possibilidades

 

A atividade “Alfabebrincando”, desenvolvida pela professora Alessandra, no mês de março, com as turmas do 1º ano, teve por objetivo principal possibilitar o avanço nos processos de leitura e escrita, utilizando o brincar como estratégia que promova o prazer e o sentido nos conhecimentos desenvolvidos em sala de aula.

 

A primeira atividade desenvolvida pelo projeto em questão, que terá continuidade durante todo o ano de 2016, foi com a vogal “A”. Uma conversa direcionada com a turma foi o pontapé inicial para saber sobre o interesse das crianças pelo brinquedo e/ou por brincar de avião. O encanto foi imediato! Os alunos cobriram a professora de perguntas e a conversa correu de forma animada.

 

 

A professora quis apostar em uma aula mais dinâmica, onde as crianças pudessem experimentar diversas ações como fazer dobraduras, movimentar o corpo, explorar a área externa da escola e de se organizar enquanto grupo.

 

Em seguida, foi proposto que os alunos trabalhassem com o origami, técnica originária da China que se popularizou no Japão. Durante a atividade, os alunos ficaram muito entusiasmados ao perceber que aquele simples pedaço de papel, dobrado e desdobrado, se transformou em um lindo avião. Eles tiveram que usar toda a sua concentração e paciência para construir o seu brinquedo, que seria utilizado nas próximas atividades.

 

Depois disso, exploramos os grafemas e fonemas da palavra AVIÃO para, logo após, irmos para o pátio e realizar algumas atividades corporais de lateralidade com a dobradura construída”, relata a professora Alessandra Santos. Nesta atividade vários conceitos matemáticos foram trabalhados: longe/perto, alto/baixo, esquerda/direita.

 

"Os alunos interagiram e gostaram muito. Os professores e funcionários são parceiros. Eles estão sempre apoiando e incentivando uns aos outros", disse a professora.

 

Ao voltar para a sala, professora e alunos construíram frases sobre a brincadeira no pátio da escola. No momento das produções escritas, as crianças foram chamadas a observar o espaçamento entre as palavras, a quantidade de letras de cada uma, as letras repetidas, as palavras que começam com a mesma letra e o vocábulo AVIÃO, palavra chave da atividade. 

 

As produções foram expostas no mural da sala e serviram como consulta para novas produções e atividades complementares que foram desenvolvidas no decorrer da semana. De acordo com a professora Alessandra, os resultados alcançados foram os mais diversos. As crianças puderam aprender um pouco mais sobre o sistema de leitura e escrita, porém de maneira mais lúdica e prazerosa.

 

Registro escrito da atividade desenvolvida com os alunos

 

Oferecer ensino de qualidade, ser referência em educação e tornar-se um meio de conscientização de vida para a sociedade é a missão de todos os professores e funcionários da Escola Municipal Cornélio Pena, fundada em 28 de março de 1958, mesmo ano da morte do seu patrono. Cornélio Pena foi um grande romancista, pintor, gravador e desenhista do Brasil. É um orgulho para a escola ter como protetor e inspirador este importante escritor e jornalista.

 

Sua figura vem animando, cativando e entusiasmando o trabalho da professora Alessandra Santos, assim como de todos os que trabalham na escola. É uma honra divulgar a excelência pedagógica desta educadora e de todos que fazem parte da equipe Cornélio Pena. Parabéns!

 

A prof.ª Alessandra Santos é graduada em Pedagogia (Estácio de Sá), participou do PNAIC e ingressou na Rede Municipal de Ensino  em 2012, apesar de já ser professora há 10 anos.

 

Quer saber um pouco mais? Entre em contato com a escola e com a prof.ª Alessandra!

Escola Municipal Cornélio Pena / Professora Alessandra Santos

Telefone: 3362-1021 3375-9696

E-mail: emcpena@rioeduca.net

 


Não esqueça de deixar o seu comentário! Ele é muito importante para nós!

Até a próxima semana!

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

6ªcre (346)

Comentários
Parabéns professora Alessandra! Belo trabalho!!!!!! Brincar é tudo de bom e aprender brincando é divino. Bjs

Postado por KATIA BARBOZA em 31/05/2016 11:03

Parabéns, professora Alessandra! Trabalho de excelência realizado com muito amor!

Postado por Patrícia Fernandes em 31/05/2016 11:29

Um trabalho realizado com comprometimento e dedicação. Parabéns, alunos e professora Alessandra!

Postado por Lidia Lacerda em 31/05/2016 13:17

Parabéns a professora e a turma!!!Trabalho realizado com dedicação!

Postado por Lídia Lacerda em 31/05/2016 18:54

Parabéns a escola pelo brilhante trabalho.

Postado por Christiane Penha em 06/06/2016 08:09

Parabéns pelo belíssimo trabalho de equipe e a criatividade da professora, continue assim ensinando, aprendendo , salvando vidas.

Postado por MARIA CIDALIA CAMPOS em 10/06/2016 13:35