
Quarta-feira, 13/07/2016
Alimentação Saudável no EDI Monsenhor Cordioli
O EDI Monsenhor Cordioli desenvolveu atividades de promoção de saúde, alimentação saudável e criação de horta escolar.
Vivenciando o Projeto ‘Rio, juntos somos mais artes’ e aproveitando a proposta da semana da alimentação promovida pela Secretaria Municipal de Educação no mês de maio, o EDI Monsenhor Cordioli desenvolveu com as crianças reflexões importante sobre alimentação saudável.
Alunos reunidos para conhecer várias frutas.
A promoção de uma alimentação saudável no espaço escolar pressupõe a integração de ações em três pontos fundamentais: ações de estimulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, ações de apoio à adoção de práticas saudáveis na alimentação na escola e na família. Assim, sabendo que o tema alimentação saudável é pertinente ao currículo da educação infantil e observando a crescente curiosidade das crianças a respeito dos alimentos (naturais e industrializados), trabalhamos essa temática com as crianças de modo que pudessem ter noções significativas para a construção de hábitos alimentares saudáveis na escola e em suas famílias.
Brincando de Jogo da Memória das frutas.
Os trabalhos realizados tinham como objetivo conscientizar as crianças e seus responsáveis sobre a promoção da saúde por meio de alimentos saudáveis de forma atraente, lúdica e educativa e a criação de uma horta nos jardins da escola. A partir de rodas de conversa apresentamos músicas sobre o tema, histórias, releitura da obra o ‘Vendedor de frutas’ de Tarsila do Amaral e apresentação de alguns alimentos (legumes, frutas e industrializados) para que as crianças pudessem concretizar o aprendizado.
Gráfico sobre frutas preferidas e cartaz coletivo sobre Salada de Frutas.
Foram confeccionados trabalhos individuais e coletivos sobre as características dos alimentos (frutas e legumes) e os alunos também construíram a pirâmide dos alimentos e refletiram sobre a quantidade de gordura e açúcar consumidos. As crianças puderam perceber a importância e a necessidade da higienização dos alimentos e das mãos, tanto para o consumo quanto para o preparo.
Exposição de trabalhos sobre alimentação.
Elas experimentaram frutas sentindo cheiros, sabores e tato com a realização de salada de frutas, confecção de bolos, percepção da cesta de verduras (perceberam a cor, a textura, o cheiro de algumas hostaliças e temperos). Através de rodas de conversas, as crianças refletiram sobre alguns alimentos não saudáveis (industrializados, pirulitos, balas, doces, refrigerantes, entre outros) que devem ser consumidos com moderação e fizeram gráficos construindo noções de quantidade, classificação e agrupamento, e fizeram a sementeira de temperos para a horta.
Diferenças dos alimentoa saudáveis e não saudáveis.
Os responsáveis foram conscientizados por meio de bilhetes e informes a respeito do tema, visualizaram os trabalhos expostos no pátio de entrada da unidade escolar, enviaram frutas para a confecção da salada de frutas e mudas de hortaliças para a horta.
Crianças saboreando salada de frutas.
Com esse trabalho, os professores também aprenderam enquanto ensinavam e perceberam que as crianças aprenderam mais sobre alimentação saudavél e sobre os alimentos em geral.
Informações enviadas pela professora Apolônia Regina Ferreira.
Parabéns aos envolvidos pelo trabalho realizado!
Contato do EDI Monsenhor Cordioli: Contato para publicações: Roberta Vitagliano - Representante Rioeduca 7ª CRE robertavitagliano@rioeduca.net
|

