A A A C
email

Quarta-feira, 06/07/2016

Livros em Movimento

Tags: 2ªcre, literatura.

 

 

 

O projeto Livros em Movimento é uma parceria entre a Mídia Educação e as Salas de Leitura.

 

O relato que vamos conhecer hoje foi enviado pela professora Denise Senhora, regente da Sala de Leitura da Escola Georg Pfisterer. Ela nos conta como o projeto foi realizado na unidade escolar e sua contribuição para que os alunos adquiram gosto pela leitura.


O Projeto Livros em Movimento é um Projeto da Mídia e Educação, e como o próprio nome diz, o objetivo é levar os livros para o maior número possível de Salas de Leitura, criando um movimento de leitura criativo e lúdico para os alunos. A escola que recebe a sacola pode ficar com a mesma por um mês e escolher a atividade que pretende realizar, depois de realizada a atividade, ela seguirá para outra unidade escolar, criando assim um movimento contínuo de leitura.

 

Iniciando o Projeto com a leitura de um Conto de Fadas escolhido pelo aluno.

 

O livro escolhido pela Sala de Leitura Polo Georg Pfisterer foi Contos de Fadas, de Ana Maria Machado. Neste livro a autora faz uma coletânea de vários autores clássicos de contos de fadas e seus contos mais conhecidos, dentre eles: Charles Perrault, Hans Christian Andersen e Irmãos Grimm.


O trabalho foi realizado usando as técnicas de Roda de Leitura e Roda de Conversa  com a participação dos professores de Língua Portuguesa nas turmas de 7, 8º e 9º anos.

 

Parceria com os Professores de Língua Portuguesa.


A roda de leitura se iniciou com o esclarecimento do que seria feito. Os alunos conversaram sobre a origem dos contos de fada e sobre os “autores”. Foi perguntado aos alunos se eles tinham lembranças de alguém que lia histórias para eles em casa. As turmas se encantaram com a proposta da leitura dos contos. Os livros foram distribuídos e o objetivo era que escolhessem um conto para ser lido individualmente e em silêncio que , aliás, foi total. Após a leitura, a proposta era que falassem do conto lido, a maioria contou sua história e no decorrer dessa conversa foi verificado que alguns alunos não conheciam o conto, outros, uma versão diferente e também dos desdobramentos que os contos tiveram atualmente, como filme e animações. O professor de Língua Portuguesa pediu que os alunos, ao relatarem seus contos, gravassem em áudio nos celulares para verem a diferença entre a linguagem oral e escrita.

 

Roda de conversa sobre o conto lido e utilização do celular para a gravação da fala, que depois será escrita e entregue para o professor.

 

Numa outra turma a conversa girou entre as diferenças das versões dos contos de fadas. No depoimento dos alunos percebe-se o estranhamento diante da versão do livro e para eles a visão que tinham dos contos de fada mudou. Antes achavam que tudo era “lindo” e agora viram que as histórias originais nada tinham de bucólico. Entenderam que essas histórias eram de um tempo que o estágio da infância não era considerado.


Interessante perceber que alguns alunos só conhecem a versão da Disney (Cinderela), segundo comentários dos próprios alunos.

 

Nas turmas de 9º ano o começo da conversa foi sobre a origem dos contos de fada, as características principais e os elementos dos contos. Os livros foram distribuídos para que olhassem o sumário, verificando os autores e os contos que cada um escreveu e que escolhessem um para ler.

 

Alunos participando da atividade.

 

Após a leitura, a roda de conversa girou em torno do conhecimento que tinham dessas histórias e suas versões. Posteriormente leram um trecho da história, além de a contarem para os colegas. Nessa turma, o professor de Língua Portuguesa também pediu para que gravassem a fala para depois transcrever para a linguagem escrita, percebendo a diferença entre uma linguagem e outra.

 

Agradecemos a professora Denise Senhora e aos professores participantes do projeto por compartilharem conosco esta rica experiência de incentivo ao gosto pela leitura.
 

O contato da unidade escolar é: empfisterer@rioeduca.net

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

2ªcre (328)
literatura (44)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.