A A A C
email

Terça-feira, 26/07/2016

Projeto Laborartes: Prática Divertida

Tags: 6ªcre, projetos.

 

 

O projeto Laborartes foi iniciado em fevereiro de 2016, na Escola Municipal Antenor Nascentes, pelas professoras Ellen Abreu e Ana Paula Baptista, ambas responsáveis pelo laboratório de Ciências.

 

 

O laboratório em ambiente educacional é um dos melhores investimentos que uma instituição de ensino pode realizar.

Ele tem por objetivo principal associar a utilização do laboratório com a reciclagem, o manejo correto do lixo orgânico e inorgânico e a organização de uma horta escolar. As professoras pretendem criar uma atitude escolar sustentável com embasamento teórico, tornando o saber e o experimentar simultâneos e complementares.

As professoras vêm trabalhando com todas as turmas de 6.º ao 9.º ano várias atividades que vem ajudando os alunos a compreender o mundo e suas transformações, que tudo está interligado e conectado de alguma maneira.

 

Identificação de amido

 

Os alunos aprenderam a cultivar bactérias em uma Placa de Petri, uma peça de vidro ou plástico usada para a cultura de microrganismos. Para que pudessem diferenciá-los, as professoras ensinaram os alunos a usar a Coloração de Gram, uma técnica de pigmentação para diferenciação de microrganismos. Conheceram a estrutura e as funcionalidades do microscópio, instrumento utilizado para observar e ampliar estruturas pequenas dificilmente visíveis ou invisíveis a olho nú.

 

Jardim de pneus reciclados

 

A interação dos alunos com as professoras Ellen Abreu e Ana Paula Baptista produziu várias atividades interessantes e úteis: construção de um minijardim de rolhas, de um vaso de plantas inteligente, de uma armadilha para pegar mosquito da Dengue, de limpadores biodegradáveis caseiros, de sabão em barra com óleo e álcool e em garrafa pet. 

 

Confecção de vulcão

 

Reciclagem 

 

O projeto Laborartes envolveu, também, os outros docentes e funcionários da escola. As professoras Ellen, Ana Paula, Carolina Gastão e Ana Boaventura realizaram várias atividades de reciclagem com os alunos do 8.º e 9.º anos e com o Acelera.

Foram recolhidas garrafas de vidro, garrafas pet, latas de alumínio, pneus, caixotes, retalhos, barbantes e outros materiais. Em seguida, pesquisaram o tempo de decomposição deles na natureza e todos os problemas relativos ao descarte dos mesmos no meio ambiente. Deste trabalho, surgiu o projeto Reciclarte, que transformou os materiais citados acima em objetos de decoração para casa ou festas.

 

Confecção de armadilha contra o mosquito da Dengue

 

Os professores Ivanildo Soares, Adelto Candido, Leandro Reis, Armênio José, Carlos Eduardo, Ellen, Ana Paula e Cíntia Cavalcanti, com o apoio das merendeiras e garis, começaram a construir a horta escolar. Este projeto busca aproximar os educandos da realidade, fazendo com que criem hábitos saudáveis e atitudes sustentáveis, no que diz respeito a alimentação e ao reaproveitamento.

 

Vaso de plantas inteligente

 

Após a escolha do local da horta, construíram uma composteira. Nela, eles armazenaram materiais orgânicos que, somados com os decompositores – bactérias e fungos -, transformaram o material em uma rica fonte de nutrientes para as plantas. Eles utilizaram este material para adubar a terra e nutrir a horta sem a necessidade fertilizantes químicos. Os alimentos cultivados na horta foram degustados e aprovados por todos!

 

Experimentando a observação no microscópio

 

Como vimos, o conhecimento científico não deve ser visto como algo distante, fora da realidade. Ele está presente dos óculos que você usa à caneta em sua mão. É um tipo de conhecimento que ajuda a compreender o mundo e suas transformações, além de desenvolver o pensamento científico crítico e autônomo.

 

Fabricação de detergente

 

Parabéns a toda equipe da Escola Municipal Antenor Nascentes por proporcionar aos alunos ferramentas que lhe permitam pensar por si mesmos e, assim, consolidar o processo de aprendizagem e de formação do ser humano.

 

Quer saber um pouco mais? Entre em contato com a Escola Municipal Antenor Nascentes e com as professoras Ellen Abreu e Ana Paula Baptista!

E.M. Antenor Nascentes / (21) 3358-0990


E-mail: emanascente@rioeduca.net

 

Não esqueça de deixar o seu comentário! Ele é muito importante para nós! Até a próxima semana!


 

 

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (563)
6ªcre (346)

Comentários
Ótima iniciativa :D Bjss

Postado por Estilo fitness em 26/07/2016 13:51

Parabéns pelo excelente trabalho!

Postado por Patrícia Fernandes em 29/07/2016 11:49

Muito legal mesmo! A gente vê o brilho nos olhos de quem aprende através da prática.

Postado por Jane Carla em 02/08/2016 17:00