A A A C
email

Sexta-feira, 19/08/2016

Proteção Integral de Crianças e Adolescentes

Tags: niap, campanha.

 

 

 

 

Podemos pensar sobre a proteção na Educação a partir de...

 

O tempo da escola é todo dia, isto produz uma intensidade nas questões de proteção e garantias de direitos;

Todo adulto é um responsável ativo na Proteção Integral de crianças e adolescentes.

A ESCOLA, espaço de conhecimento, esperança e formação humana, faz parte do Sistema de Garantia de Direitos – SGD exercendo sua função específica e atuando em parceria com a Rede de Serviços do Território.

O SGD constitui-se na articulação e integração das instâncias públicas governamentais e da sociedade civil na aplicação de instrumentos normativos e no funcionamento dos mecanismos de promoção, defesa e controle para a efetivação dos direitos da criança e do adolescente, nos níveis Federal, Estadual, Distrital e Municipal.

Sendo a Educação parte integrante do SGD e considerando a escola um espaço privilegiado no processo de construção da cidadania de crianças e adolescentes, ela tem um papel relevante na promoção dos direitos fundamentais deste público e também na identificação de casos onde exista qualquer tipo de violação de tais direitos.

O Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares - NIAP, neste sentido, tem desenvolvido diferentes ações no âmbito da Proteção Integral em diversas linhas de atuação, a partir dos seguintes eixos:

  • Juventude e escola
     
  • Garantia, acesso e permanência (infrequência/evasão/condições de permanência)
     
  • Convivências e conflitos na escola
     
  • Relações de ensino e aprendizagem e seus desafios

Dentre as ações realizadas, o NIAP representa a SME no Comitê de Proteção Integral às crianças e adolescentes em Megaeventos no Rio de Janeiro com o intuito de fortalecer o debate da temática da Proteção Integral na Educação. A partir de nossa participação no Comitê, elaboramos estratégias de proteção às crianças e aos adolescentes para o período de realização dos jogos Olímpicos e Paralímpicos.


Reconhecemos a importância da escola em manter um canal de diálogo aberto com seus alunos e também com os responsáveis sobre os cuidados específicos durante os megaeventos que nossa cidade sedia. Ao mesmo tempo em que é um momento de encontro entre diversas culturas, também é um período que exige a concentração de esforços para as temáticas relevantes à Proteção Integral das crianças e adolescentes e, sobretudo, torna visíveis formas mais degradantes de violação dos direitos fundamentais desta parcela da população. Neste sentido, pensamos nesta forma de abordar o tema: “A Escola também desenha seu papel na Proteção Integral de crianças e adolescentes”

 

 

Acesse:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vídeos : Ensaios sobre a não violência - Multirio 

 

 

 

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

campanha (13)
niap (10)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.