A A A C
email

Quinta-feira, 11/08/2016

Jogos Olímpicos no Encantador Mundo dos Contos de Fadas

Tags: 8ªcre, creche, educação infantil, edi.

 

 

 

Unir o mundo imaginário aos esportes olímpicos foi a receita para um projeto encantador no Espaço de Desenvolvimento Infantil Professora Vanuzia Bastos da Silva. Tendo como base o livro A Olimpíada de Pinóquio, vários personagens visitaram a escola, interagiram com os alunos e orientaram várias atividades esportivas e lúdicas.

 

Partindo da esquerda:  Professoras: Fernanda Fiuza e Evelin Santiago, Agente de Educação Infantil: Adílio Lima, Diretora do EDI: Danielle Oliveira e Professoras: Denise e Paula Sant'Anna
 

Ouvir histórias é o início da aprendizagem de um bom leitor. Enquanto se ouve, vários sentimentos e sentidos são estimulados.

Nas rodas de leitura as crianças viajam com a imaginação das narrações, ficam ansiosas para verem as ilustrações, experimentam sentimentos de admiração, medo e alegria. São momentos ricos em aprendizagem.

Todos os professores devem empenhar-se na tentativa de apresentar aos seus alunos a leitura como algo cativante e prazeroso. Se nessa proposta a criança tiver ainda o apoio da família tendo acesso aos livros em casa, o sucesso da formação do leitor será muito mais evidente.

 

 

O Espaço de Desenvolvimento Infantil Professora Vanuzia Bastos da Silva tem uma vivência diária de incentivo ao gosto pelos livros, visando tornar seus pequenos alunos, grandes leitores no futuro.

No mês de julho, durante uma semana, os alunos do EDI Vanuzia Bastos se encantaram com a leitura do livro A Olimpíada de Pinóquio.

O livro conta como personagens dos clássicos contos de fadas participam do mundo dos esportes. Pinóquio narra os fatos no livro e na escola, ele apareceu pessoalmente para ler e apresentar todos os personagens para as crianças.

Para que essa experiência fosse especial, ao passo que Pinóquio narra, os personagens aparecem e interagem com os alunos.

 

 

 

"Sou o Pinóquio. Adoro contar histórias. Todas verdadeiras, é claro! Os personagens da história que vou contar aqui são meus amigos: Branca de Neve, Peter Pan, Cinderela, o Soldadinho de Chumbo, Rapunzel e outros que você conhece muito bem. Você não faz ideia do que aconteceu quando essa turminha resolveu entrar para o mundo do esporte e participar dos jogos olímpicos. Uma história pra lá de divertida!"

                                           (Sinopse do livro A Olimpíada do Pinóquio, de Alcides Goulart)

 

 

"Cinderela pratica atletismo! Ela corre muito para chegar antes da meia noite, por isso nossas crianças participaram de uma corrida de revezamento. Já Chapeuzinho Vermelho disse que chegou primeiro à casa da vovó, porque pratica ciclismo. Deixou o Lobo Mau enchendo a barriga de doces e correu muito de bicicleta! Os alunos do EDI participaram de uma corrida de velocípedes (...) Foram muitas modalidades praticadas na escola, sempre com a presença de um personagem. O olhar encantado das crianças fez cada momento valer muito à pena!"

                                                                        Equipe do EDI Professora Vanuzia Bastos

 

 

“Há que se desenvolver o gosto pela leitura, afim de que possamos formar um leitor para toda vida”.

                                                                                                                Raquel Villardi

 

 

Unir o esporte à literatura infantil no momento em que as Olimpíadas acontecem no Rio de Janeiro foi uma iniciativa que aproximou o contexto que nossa cidade está vivendo ao mundo lúdico e imaginário, tão comum aos pequenos.

 

O Rioeduca parabeniza a todos os participantes desse projeto no EDI Professora Vanuzia Bastos. 

 

Para entrar em contato com o EDI:

edivsilva@rioeduca.net

 

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

8ªcre (333)
edi (87)
creche (47)

Comentários
Equipe de excelência realiza projetos de excelência. Parabéns a Danielle e toda a sua equipe.

Postado por Andréa Barros em 11/08/2016 19:15