A A A C
email

Quarta-feira, 05/10/2016

Aprendendo com os Esportes Paralímpicos

Tags: 7ªcre, projetos.

 

 

 

Alunos da E. M. Dom Pedro I, durante o mês de setembro, vivenciaram atividades nas aulas de Educação Física com objetivo de valorizar os atletas paralímpicos que estavam competindo na cidade do Rio de Janeiro. Reconhecendo, assim, a força de vontade, a coragem e a determinação de cada um deles dentro destas e de todas as outras modalidades esportivas.

Os alunos da Escola Municipal Dom Pedro I das turmas 1707 e 1708, da professora Ana Paola Silva, durante o mês de setembro, vivenciaram na aula de Educação Física a corrida para deficientes visuais e o voleibol para deficientes físicos.

 

 Alunos aprendendo voleibol sentado.

 

Ao término das aulas, através de seus relatos, os alunos demonstraram consciência da superação e do esforço que os atletas paralímpicos desenvolvem para a prática esportiva e a professora Ana Paola destaca o quanto eles merecem a nossa admiração e o nosso respeito! E o quanto este trabalho foi muito gratificante e educativo.

 

                                     A professora Ana Paola preparando alunos para a corrida vendada.

 

Alunos do 7º ano preparados para a corrida vendada.

 

A professora , Lourdes Lontra, de Educação Física também desenvolveu com seus alunos do 6º, 7º e 9º anos a história das olimpíadas e paralimpíadas, a simbologia do fogo olímpico, as arenas e locais de competições, as modalidades esportivas. 

Ela constatou que ao tratar o assunto paralímpico os alunos demonstravam desconhecer o tema. Iniciou-se o trabalho de sensibilização através de fotos, leituras e pesquisas sobre paraplégicos, tetraplégicos, paralisia cerebral, deficiência visual, deficiência de locomoção, lesão medular e mutilado.

       Alunos da professora Lourdes praticando voleibol sentado.

 

A partir da pesquisa os alunos começaram a entender e valorizar os atletas paralímpicos. E identificar suas deficiências pelas modalidades. As atividades práticas envolvendo corrida vendada, que o Brasil tem uma das melhores corredoras do mundo, a Terezinha Guilhermina. Em dupla, um aluno usava uma venda nos olhos e o outro era seu guia. Também realizamos o vôlei sentado. Essa atividade foi mais difícil, pois eles não sabem se locomover sem suas pernas. 

 

 

     Em duplas, um aluno guia e um aluno vendado, prontos para a corrida.
 

A professora os orientou que usassem os braços e o tronco para mudar de lugar, mas com toda dificuldade o objetivo foi alcançado. Após as atividades foram feitos relatos e reflexões orais e escritas sobre as sensações e as experiências. Para a professora Lourdes vê-los fazendo a atividade e relatando o que sentiram foi o marco do trabalho.

 

                                                                                                Informações enviadas por Marleyde Ferreira.


 

Parabéns aos envolvidos pelo trabalho realizado!
 

 

Contato da E.M. Dom Pedro I:

emdpedro@rioeduca.net

 

Contato para publicações:

Roberta Vitagliano - Representante Rioeduca 7ª CRE

robertavitagliano@rioeduca.net

 

 

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (563)
7ªcre (337)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.