A A A C
email

Segunda-feira, 12/09/2016

Campanha Nacional de Multivacinação

Tags: pse, vacinação, dia d.

 

 

 

 

Subsecretaria de Promoção, Atenção Primária e Vigilância em Saúde
Superintendência de Vigilância em Saúde
Coordenação do Programa de Imunizações

 

 

Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta da Criança e do Adolescente - 2016

 

A Campanha de 2016 ocorrerá no período de 19 a 30/09, sendo 24/09, o Dia D de divulgação e mobilização nacional.

Nesta ocasião serão disponibilizadas todas as vacinas do calendário básico da criança e do adolescente tendo como principais objetivos: a atualização do esquema vacinal e a diminuição das taxas de abandono com a consequente redução do risco de transmissão de doenças imunopreveníveis nos grupos vacinados.

Para a multivacinação em 2016, por recomendações do Ministério da Saúde, serão avaliadas as crianças menores de 05 anos de idade e o grupo de adolescentes entre 09 a 14 anos de idade, em relação a sua situação vacinal, para que de forma seletiva seja feita atualização da caderneta de vacinação, de acordo com os esquemas preconizados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

A vacinação não terá meta a ser alcançada, no entanto, na ocasião da Campanha será avaliado o número de doses aplicadas no período.

Estarão disponíveis, para crianças menores de 5 anos de idade as vacinas: BCG, Hepatite B, Pentavalente, VIP, VOPb, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Tríplice Viral, Varicela, DTP infantil, Hepatite A e Influenza, esta especificamente para crianças que receberam a 1ª dose durante a campanha 2016 e que precisam completar o esquema vacinal com a 2ª dose.

Destaca-se o uso da vacina VOP bivalente, com a nova composição recomendada pela Organização Mundial de Saúde, como parte do Plano de Erradicação Mundial da Poliomielite. Esta vacina será utilizada para atualizar as doses de reforço das crianças entre 15 meses a 4 anos de idade.

Para o grupo de adolescentes entre 09 e 14 anos, estarão disponíveis as vacinas: Hepatite B, Tríplice Viral, Dupla Adulto e HPV, esta específica para as meninas.

A Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta da Criança e do Adolescente ocorrerá nas Unidades de Atenção Primária: centros municipais de saúde, clínicas da família e policlínicas. Sendo em torno de 220 unidades de saúde, que funcionarão de 2a a 6ª feira de 8hs às 17hs.

No sábado, DIA D 24.09, a vacinação será oferecida somente nas Unidades de Atenção Primária, no horário de 8 às 17 horas.

Por se tratar de uma campanha de atualização é importante que os pais e responsáveis levem a Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente, ou algum comprovante da situação vacinal no momento da visita à Unidade de Atenção Primária.

 

RJ, Agosto/2016
Coordenação do Programa de Imunizações/SVS/SUBPAV/SMS-Rio
Email: imunizacaovs@rio.rj.gov.br

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

pse (44)
dia d (1)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.