A A A C
email

Sexta-feira, 30/09/2016

IV Semana de Alfabetização da 9ª CRE

Tags: 9ªcre, alfabetização, semana..

 

 

 

 

Durante a IV Semana de Alfabetização, a Gerência de Educação da 9ª CRE desenvolveu um cronograma de atividades envolvendo Coordenadores Pedagógicos, professores e alunos.

 

A IV Semana de Alfabetização, que teve por temática “As escritas e as histórias de alunos e professores na cidade do Rio de Janeiro na ótica da alfabetização e do letramento”, aconteceu entre os dias 05/09 e 09/09 conforme estabelecido pela Circular E/SUBE/CED nº 062, de 12/07/2016.

 

 

No dia 05/09, aconteceu a Abertura da Semana com um PAINEL voltado aos Coordenadores Pedagógicos das Escolas da 9ª CRE, com o tema: Práticas Pedagógicas em Alfabetização, proferido pela Equipe de Alfabetização da Coordenadoria de Educação – Professoras Janaína Barbosa, Adriana Querido e Elisabete Brandt.

No dia 06/09, houve a Ação “ Interações Pedagógicas”. Com professores de 1º e 3º anos, tivemos a seguinte programação:

- Oficina Literária com as Professoras Adriana Rodrigues (Sala de Leitura Polo da E.M. 09.18.033 Prof. Gilberto Bento da Silva) e Denise Almeida (Sala de Leitura Polo do CIEP 09.18.505 Raymundo Ottoni de Castro Maya).

- Visionamento mediado do Programa Ao Vivo “Interações Pedagógicas” - Alfabetização: Produção Textual, com o Professor Dr. Luiz Antonio Gomes Senna.

- Oficina Pedagógica de Produção Textual.

 

 

Nos dias 08 e 09/09, foram ofertadas os professores de 1º, 2° e 3º anos Oficinas Pedagógicas , entre elas:

- Práticas Pedagógicas Inclusivas, com as professoras Lúcia Souza e Jeanne Claire (IHA). Os professores tiveram a oportunidade de vivenciar experiências didáticas inclusivas através da linguagem da arte.

- Práticas Pedagógicas em Escrita , com a professora Lívian Mello (AAI/9ª CRE), que teve por objetivos : provocar a reflexão de uma escrita que tenha significado para a criança e mostrar diferentes recursos para auxiliar o docente nas situações de recuperação paralela dos alunos que ainda estão na fase inicial e podem ter dificuldades com escrita espelhada, troca de letras etc.

- Letramento Literário na Educação Infantil – Oficina voltada para Articuladores de Creches/EDIs e Professores de Pré-Escola, a professora Natani Fumian (Sala de Leitura da E.M. 09.18.061 Amazonas) e Margarete Saísse (Coordenadora Pedagógica da Creche-Escola Trelelê / Centro Educacional Educarte) apresentaram uma proposta de de trabalho articulando práticas literárias, letramento e consciência fonológica para alunos na Primeira Infância.

- Jogos em Alfabetização, com o professor Arnon Duarte (Diretor da E.M Paraíba – 6ª CRE / Faetec) que apresentou uma coletânea de atividades lúdicas para a alfabetização inicial. Os jogos, basicamente feitos de materiais recicláveis, constituem um rico ferramental de trabalho para o dia-a-dia do professor alfabetizador.

- Leitura & Escrita: direito de todos. A oficina, voltada para professores de 3º Ano, foi ministrada pela professora Valéria Querido, produtora de material didático em alfabetização na SME/RJ e Coordenadora do Programa Acelera I. Apresentou os panoramas em Alfabetização (desafios cotidianos) bem como encaminhamentos metodológicos em relação ao trabalho com gêneros textuais, tempo e espaços escolares, a oralidade e a escrita/produção de textos.

- Alfabetização Matemática , com a professora Vania, da Equipe de Matemática da SME/RJ, abordando como o processo de construção dos conceitos matemáticos podem ser articulados à serviço de aprendizagens significativas pelos alunos.

 

 

As escolas da 9ª CRE, durante a IV Semana de Alfabetização, desenvolveram atividades acerca da “Alfabetização e Letramento”, com ênfase nas produções escritas dos alunos. As propostas a serem desenvolvidas nos referidos dias evidenciaram a
a) articulação as vertentes linguísticas relacionadas à alfabetização (oralidade, leitura e , sobretudo , a escrita, haja vista o tema da IV Semana de Alfabetização);
b) promoção a participação de toda a comunidade escolar (Professores II/Professores I – Artes, Inglês, E.F/ Professor de Sala de Leitura, alunos e responsáveis).
c) dinamização atividades de caráter lúdico e interacional, uma vez que a interação proporciona

oportunidades de exteriorização do dizer de cada um, surgindo diálogos, troca de ideias, momentos intensos de interdiscursividade, oportunizando reflexões, questionamentos sobre determinados assuntos que permeiam o ambiente escolar e, também, a vida de cada aluno, promovendo então esta interação entre as crianças, com temas que venham a contribuir para que o aluno reconheça a utilidade da escrita na sociedade em que está inserido.       (BATISTA & ZANLORENSE, 2008, p. 1.422)

 

 

Ainda a esse respeito, Bakhtin (2003, p.373-374) contribui para validar o posicionamento por práticas interacionais e dialógicas, principalmente em alfabetização, ao exemplificar que tudo o que me diz respeito, a começar pelo meu nome, chega do mundo exterior à minha consciência pela boca dos outros (da minha mãe, etc.), com a sua entonação, em sua tonalidade valorativa-emocional. A princípio eu tomo consciência de mim através dos outros: deles eu recebo as palavras, as formas e a tonalidade para a formação da primeira noção de mim mesmo.

Confira alguns registros das propostas desenvolvidas pelas Unidades da 9ª CRE:

 

 

Parabéns para a equipe da Gerência de Educação (GED) e de todas as Unidades participantes!

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

9ªcre (326)
semana. (1)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.