A A A C
email

Quinta-feira, 29/09/2016

Semana de Alfabetização na 3ªCRE

Tags: 3ªcre, alfabetização, semana.

 

 

 

A tarde do dia 05 de setembro de 2016 na Escola Municipal Sarmiento foi marcante para Diretores das Escolas com Turmas de Alfabetização com a Abertura da Semana de Alfabetização da 3ªCRE.

A referida semana foi parte integrante da IV Semana de Alfabetização da Rede Municipal. Apresentações dos alunos, depoimentos emocionantes e relatos de experiência tornaram essa tarde especial para todos os presentes.

 

 

O Dia Mundial da Alfabetização, celebrado em 8 de setembro, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no ano de 1967, com o objetivo de discutir, refletir e fomentar sobre as questões relacionadas à alfabetização em todo o mundo.  

No Brasil, o Dia Nacional da Alfabetização acontece, desde 1930, no dia 14 de novembro, data da fundação do Ministério da Educação e Saúde Pública.

No período de 5 a 9 de setembro acontecerão ações articuladas entre os Níveis Central e Regional da SME, com abertura em 5 de setembro, Dia Mundial da Alfabetização.

Tendo como objetivo refletir acerca da Alfabetização na cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Educação juntamente com as Coordenadorias Regionais de Educação, promoveu um planejamento que viabilizasse o estudo, o diálogo e as reflexões pedagógicas sobre o processo de ensinar e aprender a ler e a escrever.

 

 

Na 3ª CRE a abertura aconteceu na tarde do dia 05 de setembro de 2016, na EM Sarmiento, esbanjando alegria e encantamento. Profª Maria Francisca Teresa Gomes do Carmo, Assessora do Gabinete da E/3ªCRE, abriu a cerimônia com o relato emocionado dos primeiros passos de sua neta no processo de alfabetização.

 

 

"O ato de ler implica na percepção crítica, na interpretação, na reescrita, na reelaboração do que lemos." - Freire,1989. 

Professora Regina Barros, Gerente da Gerência de Educação da E/3ªCRE, conversou o os presentes sobre as políticas públicas para a Alfabetização enfalizando a responsabilidade e o compromisso de todos com esse processo.

 

 

Ilustres participantes, alunos da E. M. São Domingos e E. M. Professor Visitação, iluminaram a tarde com apresentação de jogral, encantando Diretores e Professores presentes. O momento das crianças foi encerrado com a magia da contação de histórias realizada por Claudia G. Canto - representante da BEM do Engenho Novo.

 

 

Contemplando as reflexões do dia, o público presente ouviu a Professora Ana Balla, regente do 3º Ano da E. M. Professor Visitação, escola com melhor resultado da Prova Rio 2015 que fez um relato emocionado de suas exitosas experiências na Alfabetização.

A Professora Maria de Fátima Christóvão, supervisora da Escola de Formação Paulo Freire também conversou com os presentes sobre a importância dos processos de alfabetização.

O evento foi encerrado com um sentimento de certeza de que ler e escrever com autonomia é um ato de cidadania. 

Nossa homenagem ao Dia Nacional da Alfabetização:

Educar e educar-se, na prática da liberdade, é tarefa daqueles que pouco sabem - por isto sabem que sabem algo e podem assim chegar a saber mais - em diálogo com aqueles que, quase sempre, pensam que nada sabem, para que estes, transformando seu pensar que nada sabem em saber que pouco sabem, possam igualmente saber mais.

Paulo Freire
 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

3ªcre (329)
semana (7)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.