A A A C
email

Quarta-feira, 26/10/2016

Professor Inspirador

Tags: 2ªcre, professor inspirador.

 

Neste mês de outubro queremos parabenizar a todos os professores pelo seu dia. E hoje vamos conhecer a trajetória profissional e o trabalho da professora Vera Nácia.

 

 

A professora Vera Nácia é regente em nossa Rede de ensino e tem ao longo deste ano compartilhado conosco experiências enriquecedoras do cotidiano escolar. A professora nos enviou um relato contando sobre sua formação e trajetória na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro.

“Cursei Licenciatura em Ciência Físicas e Biológicas pela Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB), Biologia pela Universidade Veiga de Almeida, Pós-graduação em Educação Ambiental e em Mídias na Educação pela UFRJ e Mestrado em Ensino de Educação Básica pelo PPGEB-UERJ.

Em 1993 ingressei na Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Sempre aproveitei todas as oportunidades oferecidas por essa rede, que foram muitas, para aprender e melhorar o processo de ensino e aprendizado dos meus alunos.

Atuei como professora regente de Sala de Leitura por dois anos e nesse período, além de me aprofundar no estudo da literatura infantil e trabalhar por projetos, conheci e tive a oportunidade de trabalhar com o Cineclube na escola e conhecer a linguagem de animação. Essa experiência foi, certamente, um marco na minha vida profissional.

Mesmo depois de sair da Sala de Leitura continuei investindo nas diversas mídias e recursos audiovisuais em minhas aulas, mas agora com uma visão mais crítica e vendo a necessidade de oportunizar ao aluno exercer a sua autoria.

Em 2012 e 2013 produzimos duas animações com meus alunos que receberam o Prêmio Curioso da Revista Ciência Hoje das Crianças e participamos da Mostra Geração e da Mostra de Vídeo e Animação da 2ª CRE. Mas só em 2014 tivemos a oportunidade de fazer um curso no Anima Mundi e participar das oficinas de produção autônoma do Anima Escola.

Em 2015, a animação produzida por minha turma foi selecionada para o Anima Mundi, um Festival Internacional de Animação e em 2016 outra animação foi selecionada para o Vídeo Fórum do Festival do Rio.

Em minha trajetória profissional tive a oportunidade de, em vários momentos, continuar fazendo parte da vida de meus alunos e ter a alegria de dizer que ensinei, mas também aprendi.”

 


Professora Vera Nácia

 

A professora Vera costuma ensinar Ciências de uma maneira prática e lúdica. E compartilhou conosco uma atividade que realizou com os alunos do quarto ano da Escola General Humberto de Souza Mello.

Os alunos da turma 1.401, estão iniciando um processo de Alfabetização científica. Com o objetivo de contextualizar o ensino de Ciências, tornando as aulas mais lúdicas, interdisciplinares e significativas, a professora Vera Nácia propôs a construção de uma mini composteira e de um terrário.

 

Alunos fazendo a composteira


Através da construção desses sistemas foi possível fazer observações de fenômenos e compreender as interações que ocorrem na natureza, despertando ainda mais o interesse e a curiosidade das crianças, motivando-as a investigar, levantar hipóteses e apropriar-se de conhecimentos científicos.

Foram realizadas várias atividades de relato após as observações e a construção de textos coletivos sobre o assunto.

 

Montagem dos terrários

 

Professora Vera e alunos.


Os alunos acompanharam com muita atenção e alegria a decomposição da matéria orgânica na composteira e o crescimento das plantas, o ciclo da água, o solo, a importância do ar e da luz solar no terrário, e assim, construíram os conhecimentos científicos sobre os assuntos abordados.

Agradecemos a professora Vera Nácia por compartilhar conosco estas experiências pedagógicas.

 

O contato da professora Vera Nácia é: veranacia@hotmail.com

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

2ªcre (328)
professor inspirador (3)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.