A A A C
email

Segunda-feira, 31/10/2016

A Prata da Casa

Tags: 10ªcre.

 

Investindo na gestão de pessoas, a Escola Municipal Roberto Coelho desenvolveu o Projeto “A Prata da Casa”.

A E/CRE (10.19.050) Escola Municipal Roberto Coelho está localizado à Rua Biotita, 21 – Santa Cruz, zona oeste do Rio de Janeiro. A unidade atende atualmente alunos da Pré-Escola ao 5° ano e tem como diretora, a professora Ana Cristina Grecco e como diretora adjunta, a professora Ana Carolina Ribeiro.

 

 

O trabalho pedagógico da Unidade Escolar além de contar com o programa curricular básico do 1º segmento, é permeado por atividades que aprimoram as habilidades cognitivas, socioafetivas e a memória operacional, visando potencializar o processo de aprendizagem. Tendo o aluno como sujeito da aprendizagem, a escola investe na valorização pessoal para a promoção da melhoria do desempenho escolar.

Diante deste contexto, a equipe gestora desenvolveu o Projeto “A prata da Casa”, visando mobilizar os alunos do 5º ano e prepará-los para o desafio da avaliação externa, da Prova Brasil. O Projeto envolveu a participação de toda equipe escolar, onde “vestir a camisa” com foco em um sonho comum, era essencial ao sucesso da nossa proposta.

 

 

— Iniciamos o Projeto com a Roda de Conversa, momento em que dialogamos e interagimos com os alunos, construindo a meta de desempenho, delineando as estratégias, demonstrando plena confiança no potencial de cada um. Aqui, a transparência educacional é vivenciada. Os alunos sabem o porquê e a finalidade do trabalho pedagógico e, ainda, construímos coletivamente o como fazer. — afirma a diretora Ana Cristina

A liderança do professor permite uma ação educacional eficaz. Trabalhar as relações interpessoais também faz parte da nossa proposta. A professora Danielle, regente da turma 1501, revolucionou seu fazer pedagógico quando instituiu o sistema de monitoramento, permitindo a integração e a cooperação entre seus alunos, além de otimizar o tempo na resolução das dificuldades. O uso dos recursos tecnológicos em sala de aula viabilizou uma abordagem significativa e lúdica dos conteúdos escolares e o cuidado com o ambiente de aprendizagem, acabaram por favorecer a qualidade dos serviços educacionais prestados pela nossa escola.

Na etapa de capacitação e treinamento efetivo para realização da Prova Brasil, foram realizados simulados e aulões com profissionais parceiros, como por exemplo, o professor Rodrigo Abreu, licenciado em Matemática, assessor da E/10ª CRE, que vieram corroborar com a excelência na aprendizagem e com alcance dos resultados obtidos.

 

 

O Projeto mobilizou ainda os pais e responsáveis pelos alunos da turma. Foram todos convidados a serem integrantes desta equipe. Eles vestiram a camisa e entraram em campo junto com seus filhos. Nesta fase investimos na participação dos responsáveis no interior do espaço escolar e assim, fortalecemos a parceria e a confiança entre a família e a escola. Aqui, reunimos o que de melhor esta Escola pode oferecer à sociedade. 

 

 

Quer saber mais sobre o projeto?
Entre em contato com a Unidade Escolar.

E/SUBE/CRE (10.19.050) Escola Municipal Roberto Coelho
Telefone: 3395-3035
Email: emrcoelho@rioeduca.net

 

Rodrigo Abreu
é Professor da Rede Municipal
e Representante do Rioeduca da 10ª CRE
Contato: rodrigosantos@rioeduca.net
WhastApp: 98848-6724 

 

 


 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

10ªcre (403)
10 (1)

Comentários
Parabéns o pais precisa de educadores como você!

Postado por Elias Monsef em 01/11/2016 08:50

Justa homenagem ao Prof. Gênesis. Tive a oportunidade de ser seu estagiário. Amor, dedicação e capacidade são palavras que podem defini-lo. Parabéns aos responsáveis por este trabalho comunicativo tão importante.

Postado por André Luis Santos em 02/11/2016 07:10