A A A C
email

Terça-feira, 29/11/2016

Jornal Olímpico e Paralímpico da E. M. Noronha Santos

Tags: 6ªcre, jornal, olimpíada, paralimpíada.

 

 

O Jornal Olímpico da Escola Municipal Noronha Santos foi lançado no segundo semestre deste ano e trouxe várias reportagens sobre os jogos olímpicos e paralímpicos realizados com os alunos do 1.º ano do ensino fundamental.

 

Alunos repórteres do 1.º ano se preparando para entrevistar professores e funcionários

 

Trabalhar com o jornal na escola é muito mais que divulgar informações, fazer propagandas e realizar atividades em grupo. Vai muito além, busca desenvolver a criatividade, o espírito crítico, a expressão oral e a escrita. É conhecer a realidade, os problemas locais, a cultura de um povo. 

Por isso, as professoras Ana Maria Cordeiro Costa e Michele Esteves Barabani Alves, da Escola Municipal Noronha Santos, localizada em Ricardo de Albuquerque - RJ, utilizaram o jornal com os alunos do 1.º ano para trabalhar o tema Olimpíadas, já que a Cidade Maravilhosa foi o palco deste grande espetáculo.

Segundo as professoras, esta atividade teve por objetivos:

- Compreender o funcionamento e a relevância das Olimpíadas e das Paralimpíadas para os atletas, para os portadores de deficiência e para o cidadão carioca;

- Promover a interação entre os alunos e os funcionários da escola;

- Estimular a desenvoltura e a clareza na comunicação e expressão dos alunos;

- Possibilitar a compreensão dos mecanismos necessários para elaboração e realização de uma reportagem.

 

Entrevista realizada pelos alunos com uma professora da escola

 

Várias atividades foram realizadas com os alunos do 1.º ano: manuseio e observação de jornais e revistas; confecção de listas de esportes e países que participaram do evento; apresentação e atividades diversas sobre o gênero textual jornalístico e pesquisas de reportagens e fotografias que estivessem falando sobre as Olimpíadas e Paralimpíadas.

Os alunos estavam doidos para colocar em prática tudo o que aprenderam sobre o tema em questão. Eles organizaram, junto com suas professoras, um roteiro para entrevistar funcionários e professores da escola sobre o tema que tinham trabalhado em sala de aula. “Os grupos ficaram empolgados com a atividade. Alguns alunos mostraram-se tímidos e preferiram apenas assistir”, relatou a professora Michele Esteves.

De acordo com as professoras Ana Maria e Michele, as crianças ficaram muito felizes ao assistir as entrevistas. Uma das alunas chegou a perguntar quando sua entrevista passaria na televisão, pois queria avisar aos seus pais e ao avô. Foi um momento de muita empolgação e realização para todos os alunos. 

 

Vôlei sentado, esprote realizado na aula de Educação Física

 

A professora Elaine, de Educação Física, realizou com os pequenos vários jogos que estavam nas competições. Um deles foi o vôlei sentado, um esporte Paralímpicos que foi criado com o intuito de ajudar as pessoas com deficiência motora a poder praticar um esporte e também ajudar na integração social. O outro foi a corrida de cegos, que contou com a participação dos alunos em dupla.

 

Corrida de cegos, esporte realizado na aula de Educação Física

 

Após todo este trabalho, a equipe resolveu criar um jornal impresso para reunir todas as atividades que foram desenvolvidas com os alunos do 1.º ano. Os professores e funcionários selecionaram as fotografias das atividades e dos eventos para serem publicados no jornal. Uma técnica em design para layout de páginas foi uma das parceiras neste trabalho. A primeira edição impressa está disponível na entrada da escola, onde a comunidade escolar pode ficar por dentro de tudo o que aconteceu durante este trabalho. A próxima edição já está em andamento! 

A utilização deste instrumento enriqueceu a prática pedagógica das professoras, bem como ajudou a desenvolver um trabalho de qualidade, onde os alunos demonstraram mais interesse e, consequentemente construíram conhecimentos mais significativos.

 

Equipe da Escola Municipal Noronha Santos

 

Parabéns, professoras Ana Maria Cordeiro e Michele Esteves Barabani! O trabalho realizado por vocês, com a ajuda de toda equipe da E. M. Noronha Santos, colocou seus alunos para vivenciar e refletir a atualidade, tornando-os seres ativos e, consequentemente, participativos da realidade social. É um orgulho tê-las na 6.ª Cre!

 

Quer saber um pouco mais sobre o Jornal Olímpico e Paralímpico da E.M. Noronha Santos? Entre em contato com a equipe!

Escola Municipal Noronha Santos

Telefone: (21) 3358-1059

E-mails: emnoronha@rioeduca.net

 

Não esqueça de deixar o seu comentário! Ele é muito importante para nós! Até a próxima semana!

 


 

 


 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

6ªcre (346)
jornal (6)

Comentários
Trabalho enriquecedor realizado pelas professoras, principalmente em classes de alfabetização. Parabéns para a equipe da escola.

Postado por Marcela em 29/11/2016 23:03

PARABÉNS À ESCOLA. LINDO TRABALHO!

Postado por ELIANE PIMENTA em 30/11/2016 14:15