A A A C
email

Sexta-feira, 30/12/2016

Seu Voto Tem Valor

Tags: 4ªcre.

 

Uma escola democrática define-se pela participação de seus alunos e professores no trabalho, na convivência e nas atividades de integração. Uma escola democrática possibilita a participação e o envolvimento baseados no exercício da palavra e no compromisso da ação.

 

"Nada é impossível de mudar. Desconfiai do mais trivial, na aparência singelo. E examinai, sobretudo, o que parece habitual."  Bertolt Brecht 

 

A escola deve estar  voltada para a realização da prática pessoal e social, contextualizada nas dimensões espacial e temporal. Para tal, a Escola Municipal Odilon de Andrade, durante o segundo semestre, desenvolveu o Projeto "Seu Voto Tem Valor" junto aos seus alunos e comunidade escolar como um todo.

Breve relato sobre o projeto

"A Educação deve contribuir para a preparação de indivíduos aptos a exercer sua cidadania dentro dos princípios democráticos que norteiam o Brasil e estão previstos em nossa Constituição.

Aproveitando o clima eleitoral da Cidade, a E. M. Odilon de Andrade organizou para o segundo semestre um projeto voltado para a cidadania e para a importância da participação nos processos democráticos de nosso país.

 

Todas as turmas do 6º ao 9º anos se dedicaram a pesquisar temas propostos pelos professores (cada turma teve um orientador) e montar uma exposição dos resultados no dia da culminância. Paralelo ao trabalho de pesquisa, duas turmas do 8º ano e duas turmas do 9º ano desenvolveram, cada uma, um partido político fictício para concorrer a uma eleição na imaginária cidade de “Odilândia”, cuja votação foi realizada no dia da culminância.

A comunidade escolar teve, então, a oportunidade de conhecer as funções de um prefeito, de seu vice e dos vereadores, além do funcionamento de uma Prefeitura, suas Secretarias e Câmara de Vereadores.

As professoras de inglês e francês apresentaram com suas turmas os sistemas eleitorais estadunidense e francês; nas aulas de geografia foi criada uma maquete de “Odilândia” com seus problemas urbanos; um dicionário de termos políticos foi produzido nas aulas de português; uma galeria de personalidades políticas brasileiras – tais como Carlota Pereira de Queiroz (primeira deputada federal eleita), Getúlio Vargas, JK, Barão de Mauá etc – foi a proposta das aulas de história; charges foram apresentadas nas aulas de Artes; uma turma do 9º ano fez as vezes do TRE, montou as urnas, imprimiu cédulas, cuidaram das zonas eleitorais e apuraram os votos.

Os quatro partidos políticos apresentaram seus candidatos e propostas, teve um concorrido debate organizado pela Sala de Leitura, exibiram planos de governo e, claro, disputaram os votos: afinal, era preciso convencer o eleitorado."

Texto enviado pela Professora Jaqueline Segadilha - Coordenadora Pedagógica da UE

 

Parabéns a todos os envolvidos por contribuirem para a ampliação do conhecimento dos jovens sobre o processo eleitoral, a participação política e as responsabilidades das esferas legislativa e executiva.

 

E. M. ODILON DE ANDRADE - 04.10.022
RUA ITAPÉ, S/Nº - OLARIA - RIO DE JANEIRO / RJ
CEP 21.071-440
TEL.: (21) 3209-5514 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

4ªcre (292)

Comentários
Foram momentos de muito aprendizado, além de conscientização sobre a importância de se participar da vida de nossa cidade! Parabéns a todos !!

Postado por Andre em 06/01/2017 11:57