A A A C
email

Quarta-feira, 28/12/2016

Orquestra em Movimento

Tags: 7ªcre, projetos.

 

 

Alunos da Escola Municipal Dom Pedro I participaram em novembro de uma experiênica única: assisitir a Orquestra Sinfônica Brasileira na Cidade das Artes.

 

A Escola Municipal Dom Pedro I participou do Projeto “Link Up A Orquestra em Movimento”, assim definido como “...um programa de formação musical desenvolvido pelo Weill Music Institute do Carnegie Hall. A iniciativa convida alunos e professores do Ensino Fundamental a explorarem o repertório orquestral ao longo de todo o ano: os alunos cantam e tocam flauta doce, aprendendo conceitos musicais básicos e compondo as suas próprias músicas.” (http://www.osb.com.br).

 

   Alunos aguardando o início do espetáculo.

 

A professora de Música, Simone Cruz, preenchia os pré-requisitos e logo se mostrou entusiasmada. Após participar de workshops e das orientações sobre o desenvolvimento do trabalho, iniciou-se o seu grande desafio, assim relatado por ela:

No início fiquei muito preocupada com a responsabilidade que me foi confiada: preparar 44 alunos para tocar com a Orquestra Sinfônica Brasileira. Mas quando vi o material, fiquei admirada! Livro para o professor e um para o aluno, acompanhados de um CD, DVD e as flautas. Os alunos também ficaram muito surpresos.

 

Alunos assistindo ao espetáculo na Cidade das Artes.

 

 

 Alunos cantando e fazendo o movimento do Trenzinho do Caipira.

 

A turma do 6º ano nunca tinha estudado música e era difícil a concentração na sala de aula. Decidi preparar também os alunos do sétimo ano aproveitando o material maravilhoso. O desafio maior além da concentração em sala de aula com 40 alunos foi trabalhar com repertórios desconhecidos deles.

 

  Apresentação de dança durante o espetáculo.

 

A solução foi contar uma história antes de ouvir a música: no Danúbio Azul falei sobre a valsa da Cinderela com o príncipe, no Noturno sobre o filme Sonho de uma Noite de Verão, no Trenzinho do Caipira pedi que imaginassem os sons que poderiam ouvir da Maria Fumaça e assim consegui a atenção de todos e dar sentido para as músicas tão distantes do cotidiano deles. Preparei quatro turmas com o material e ofereci a oportunidade para todos.

Durante as aulas os alunos começaram a ter mais concentração, melhoraram a disciplina e demonstraram alegria para tocar o instrumento. Alguns professores da escola perguntavam como eu conseguia ensinar flauta para eles? Eu dizia que a sala de música ajudava bastante. Na verdade quando fazemos algo com muito amor o resultado é maior do que o esperado…

 

Alunos aplaudindo o término da apresentação.

 

Os alunos ficaram muito ansiosos no dia do espetáculo porque nunca tinham assistido uma orquestra antes, não conheciam a Cidade das Artes e tinham que fazer o melhor possível.

 

    Turma reunida e a professora Simone.

 

O resultado foi incrível! Os alunos ficaram muito emocionados, felizes e disseram que iriam assistir a todos os concertos da OSB (Orquestra Sinfônica Brasileira). “Isso foi um sonho!” (disse David), "Quando vai ser o próximo?” (disse Yan), "Eu chorei! Foi show!” (disse Willian)”.

 

Parabéns à todos os envolvidos pelo trabalho realizado!

 

 

Contato da E.M. Dom Pedro I:

emdpedro@rioeduca.net

Contato para publicações:

robertavitagliano@rioeduca.net

 

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (563)
7ªcre (337)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.