
Terça-feira, 18/04/2017
Reflexões Sobre Datas Comemorativas
Caríssimos parceiros da Educação Infantil,
Atendendo a pedidos, reencaminhamos o documento orientador da Rede - Todo dia era dia de índio - reflexões sobre datas comemorativas - que traz o debate sobre o porquê de não pautar o trabalho em datas comemorativas.
Antes, porém, cabe destacar os movimentos positivos percebidos neste último feriado. O que vimos, presencialmente e através das redes sociais, foram as unidades, profissionais e famílias repensando as práticas engessadas e descontextualizadas, na busca por uma prática pedagógica reflexiva.
Percebemos, de forma extremamente otimista, que a Rede está num movimento de ressignificar seus saberes e fazeres. É isso, minha gente! Compreendemos que toda mudança é um processo, um processo de idas e vindas, um processo ora particular, ora coletivo, mas, sobretudo, um processo contínuo. Admitir a existência dessa premissa é um ponto de partida para compreender que a sociedade e seus paradigmas se modificam a cada instante e que cabe à escola traduzir essas mudanças não hierarquizando saberes, culturas, religiões e referências identitárias, mas abraçando essa pluralidade de modo a contemplá-la de forma igualitária, equânime e democrática.
Contagie sua equipe para a leitura! Convide as famílias para participarem e opinarem. Quando os responsáveis são informados sobre os projetos desenvolvidos na unidade passam a compreender a proposta pedagógica, deixando de valorizar "certas" comemorações em prol de vivências significativas para as crianças e sua comunidade!
Para finalizar, trazemos um texto do Portal MultiRio , sobre o "Dia do índio", que pode acrescentar e/ou enriquecer o debate com a equipe pedagógica!
Atenciosamente,
Gerência de Educação Infantil


Postado por Márcia Cristina Alves (Gerência de Educação Infantil) Comentar (0) Indicar para amigo(a)
infantil (37)
comemorativas (1)
datas (1)