A A A C
email

Terça-feira, 25/04/2017

Twittaço Literário

Tags: mídias, sala, leitura, twitter.

 

 

SEXTA-FEIRA, DIA 28/04, É DIA DE TWITTAÇO LITERÁRIO!


Para começar nossa mobilização em 2017 o homenageado será Monteiro Lobato. Ao longo do dia vamos trocar mensagens sobre o autor e sua obra.


Basta seguir @RiodeLeitores e usar #Riodeleitores 


Vale Twittar e Retwittar citações, depoimentos, fotos, dicas de livros, vídeos, sites, blogs e curiosidades.

 

PARTICIPEM!

 

 

 

O QUE É?

 O “Twittaço Literário” é uma iniciativa do Programa Rio, uma cidade de Leitores, voltada para a mobilização virtual, a partir das Salas de Leitura e Bibliotecas Escolares Municipais, em torno de um autor ou tema sugerido, realizada desde 2015. 

 

COMO FUNCIONA?

 - As Salas de Leitura e Bibliotecas Escolares Municipais convidam todos os interessados na sua própria unidade a participarem do Twittaço, publicando, ao longo do dia indicado, citações, dicas de links ou comentários sobre o autor ou tema definido previamente pela Gerência de Mídia-Educação.

 - Os Twittaços serão realizados sempre na última sexta-feira de cada mês, de acordo com cronograma específico. O primeiro Twittaço de 2017 será no dia 28 de abril, em homenagem a Monteiro Lobato 

 - Todos os interessados podem participar com a publicação de mensagens relativas ao tema definido, ao longo do dia estabelecido, usando uma hashtag (#): #RiodeLeitores e seguindo o perfil @Riodeleitores no Twitter. Vale Twittar e Retwittar citações, depoimentos, fotos, dicas de livros, vídeos, sites, blogs e curiosidades sobre o autor e sua obra ou sobre o tema indicado.

 - Todas as Salas de Leitura e Bibliotecas Escolares Municipais da Rede devem participar com seu twitter próprio (institucional), já existente ou criado para a atividade.

 - A participação de alunos, professores e demais interessados é voluntária, com seus próprios endereços de twitter ou com o twitter da sua Sala de Leitura/Biblioteca. Poderão ser utilizados os computadores existentes nas escolas (salas de aula, sala de leitura e laboratório de informática) e Bibliotecas ou, ainda, participar por meios próprios com celulares ou tablets, por exemplo.

 - Os professores podem aproveitar o Twittaço para a realização de atividades de preparação ou de desdobramento com os alunos, por exemplo: realização de pesquisas prévias nas salas de leitura para organizar as mensagens que serão postadas; discussão sobre as postagens lidas ao longo do dia; tabulação de número de mensagens postadas pela escola que foram retwuittadas etc.

 

PASSO A PASSO PARA PARTICIPAR DO TWITTAÇO LITERÁRIO

 1- Criar o Twitter da Sala de Leitura/Biblioteca Escolar Municipal ou seu próprio perfil;

 2- Seguir, pelo twitter criado, o perfil @RioedeLeitores;

 3- Divulgar a atividade, convidando a comunidade escolar e os leitores em geral para participarem;

 4- No dia combinado, publicar suas mensagens sobre o autor/ tema indicado, sem esquecer de colocar #Riodeleitores ao final da mensagem. Também é possível retwittar as mensagens de outros participantes.

 5- Todos podem participar com quantas postagens desejar.

 

 

E/SUBE/CED/Mídia-Educação
 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

leitura (87)
twitter (19)
sala (9)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.