A A A C
email

Terça-feira, 16/05/2017

EDI Monsenhor Cordioli : 50 Anos de Muitas Histórias!

Tags: 7ªcre, projetos.

 

Na perspectiva da comemoração do jubileu do EDI Monsenhor Cordioli em 31 de julho do corrente ano, a unidade escolar iniciou um novo Projeto Político Pedagógico com a temática "Por um mundo melhor", comemorando, valorizando e preservando.

 

Sob essa ótica, o projeto anual aborda o tema "Monsenhor Cordioli: 50 anos de MUITAS HISTÓRIAS!". Ao vivenciar essa temática, pretende-se  que a comunidade escolar conheça quem foi Monsenhor Cordioli, tenha noção da trajetória da Escola até se tornar um EDI, valorizando e resgatando a sua história. Despertando assim, a noção de zelo, apreço e pertencimento à unidade escolar.

 

       Fazendo o nome com massinha de modelar.

 

Para dar vida ao projeto, este foi dividido em subtemas a saber:

Quem te viu, quem te vê. Quem sou eu, quem é você? Neste tema foi desenvolvido a identidade pessoal e corporal e da identidade do Patrono do EDI e nos cuidados com o corpo veio o tema do combate ao mosquito Aedes aegypti onde as crianças tiveram a oportunidade de descobrir como o mosquito se desenvolve, o que ele causa à nossa saúde e como evitamos que ele se reproduza.

 

 

Trabalhando a identidade a partir de histtórias como Branca de Neve.

 

Esquema corporal em papel pardo do tamanho do corpo da criança.

 

Identidade : atividade utlizando diferentes materias.

 

No período do Carnaval,  marchinhas de carnaval animaram nosso EDI Monsenhor Cordioli para celebrar uma folia saudável, sem dengue, sem Zika, sem chikungunya, pois aqui ‘Mosquito não se cria’. As turmas do maternal mencionaram os cuidados com as plantas, vasos, pneus e garrafas. Registrando o aprendizado no cuidado com a Mosquito Aedes aegypti a tradicional marchinha ‘Mamãe eu quero...’ ajudou o EI 31 a cuidar dos os vasinhos e pneus. Os pequeninos do EI 21 aprenderam que é possível ter plantinhas e cuidar da natureza sem o malvado do mosquito.

 

Música de Carnaval com adaptação para combate a Dengue e história coletiva Magali contra a Dengue.

 

A partir do conceito mosquito e das letras de marchinhas conhecidas como ‘Ei você ai...’ a pré-escola usou do corpo para fazer arte no combate ao Mosquitão, refletiu sobre o ciclo de criação do Mosquito, experimentou os cuidados com o meio ambiente no descarte do lixo no lixo.

 

  Cartazes contra a Dengue .

 

Para os próximos bimestres:

* De perto e de longe aqui no EDI! Em que serão desenvolvidas temáticas a respeito do bairro, escola, moradia abordando trajetos entre a escola e a residência e família;

* Arraial Cinquentão! Respeitando uma festividade antiga da comunidade escolar faremos a comemoração das festividades juninas com comidas típicas, cuidados com o fogo e perigo de balões.

* Contos e encantos no Cordioli! Serão abordadas as memórias da escola por meio de relatos de ex-alunos, ex-funcionários, fotos antigas da escola e comunidade onde está inserida; e por último,

* 50 anos de história tem o EDI que escolhi! Neste será comemorado os 50 anos da instituição por meio de uma exposição com trabalhos realizados ao longo do ano.

Com o desenvolvimento do projeto anual no EDI Monsehor Cordioli espera-se  que esse ano seja de muito aprendizado e troca de saberes para as crianças, os educadores e responsáveis, que após terem vivenciado o trabalho desenvolvido no projeto anual, estejam preparados para as próximas gerações.

 

Parabéns a todos os envolvidos pelo trabalho realizado!

 

Contato do EDI Monsenhor Cordioli:

edicordioli@rioeduca.net

Contato para publicações:

robertavitagliano@rioeduca.net

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (563)
7ªcre (337)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.