A A A C
email

Sexta-feira, 19/05/2017

Era Uma Vez, Outra Vez...

Tags: 10ªcre.

 

Projeto trabalha os clássicos da literatura infantil com finais diferentes criados pelos alunos

A E/CRE (10.19.074) Escola Municipal Ricardo Brentani está localizada à Rodovia Mario Covas, km 1 – Santa Cruz, dentro da Cidade das Crianças Leonel Brizola, zona oeste do Rio de Janeiro. A Unidade atende a 14 turmas com 420 alunos do 1° ao 6° ano Experimental, sendo 4 turmas integrais e 10 turmas parciais. Tem como Diretora a professora Cristiane de Carvalho Losque, como Diretora Adjunta a professora Erica Silvério de Araújo Vianna e como Coordenadora Pedagógica a professora Fabiana Castro.

 

Mural da Unidade Escolar

 

Os professores da Unidade Escolar querem transformar a realidade dos seus alunos, construindo maior conhecimento e incentivá-los a leitura. Sendo assim, estão trabalhando durante o ano letivo 10 clássicos da Literatura Infantil e Infanto-Juvenil. O primeiro clássico trabalhado, em março, foi “Branca de Neve e os Sete Anões”. Nos outros meses, serão contemplados os seguintes clássicos: “Chapeuzinho Vermelho”, “O Patinho Feio”, “Cachinhos Dourados”, “A Bela Adormecida”, “Cinderela”, “João e Maria”, “O Gato de Botas”, “Aladim e a Lâmpada Mágica” e “A Bela e a Fera”.

— O projeto "Era uma vez... Outra Vez" surgiu através de uma ideia da equipe de direção e coordenação, como forma de incentivar e consolidar a leitura e a escrita, utilizando Clássicos da Literatura Infanto-Juvenil, onde os alunos recriam os finais das histórias trabalhadas, apropriando-se de diferentes gêneros textuais, comparando a história original e os desfechos dado por cada turma, a partir da exposição das atividades realizadas. Esse projeto despertou a motivação e a criatividade alunos. Todos os professores estão envolvidos no projeto e isso é muito importante para o sucesso do mesmo. É preciso que haja dedicação, participação e compromisso de todos para que der certo. Para nós é muito gratificante observarmos o envolvimento de toda comunidade escolar em prol de uma aprendizagem significativa, prazerosa e de qualidade. — afirma a diretora.

 

Alunos realizando a atividade proposta

 

Durante cada mês, serão desenvolvidas com os alunos produções de diferentes gêneros e, em setembro, acontecerá o encerramento do projeto “Era uma vez, outra vez...”, cujo objetivo é explorar os clássicos da nossa literatura, trabalhando durante todo ano letivo questões que envolvam, a leitura, o letramento, a escrita, produção textual individual e valores pertinentes aos trabalhados do PPP da Unidade Escolar.

O término será recriar diferentes finais para os Clássicos no encerramento das atividades, em setembro. O projeto seguirá as seguintes etapas: trabalhar na turma os diferentes tipos de gêneros (lista, palavras, frases, desenho, poesia, carta e/ou narrativa, bilhete, diálogo, reconto etc.); elaborar ao final do mês um cartaz coletivo de cada livro; portfólio de produções de cada aluno; elaborar, criativamente, um novo final para um dos clássicos e fazer a apresentação na culminância.

 

Alunos na Biblioteca

 

Todas as atividade de contação de histórias, CineClube e produção de texto do projeto são acompanhadas através de parceria com a Biblioteca Escolar Municipal da Cidade das Crianças - Rachel de Queiróz.

 

Alunos na Biblioteca

Quer saber mais sobre o projeto?
Entre em contato com a Unidade Escolar.

E/CRE (10.19.074) E. M. Ricardo Brentani
Telefones: 3395-6425 e 3408-9952

Email: embrentani@rioeduca.net

 

 


 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

10ªcre (403)
10 (1)

Comentários
Parabéns bibliotecária Adriana de Cristo pelo belo trabalho desenvolvido na Biblioteca Escolar Municipal Cidade das Crianças- Rachel de Queiroz.

Postado por Erica em 22/05/2017 11:48