A A A C
email

Segunda-feira, 12/06/2017

Um País se faz com Homens e Livros

Tags: 6ªcre, leitura, monteiro lobato.

 

As regentes da Sala de Leitura Polo Professora Marina Paes da Silva, da E.M. Monte Castelo,  realizaram com os alunos do 9.º ano várias atividades de reflexão sobre a discriminação racial e o desenvolvimento da competência leitora, tendo como pano de fundo as obras do escritor Monteiro Lobato.

 

Lobato conscientiza com a sua literatura denunciadora, que envolve fatos políticos, econômicos e sociais. 

 

Os alunos construíram um painel contendo dados bibliográficos do escritor e sugestões de leitura, lembrando não só da sua importância na literatura infantil, mas também para o púbico adulto. Seu trabalho foi tão relevante que o Dia Nacional do Livro Infantil foi marcado na data de seu nascimento, 18 de abril. Encantador e ao mesmo tempo polêmico, deixou uma obra numerosa e brilhante que jamais deixará de estar viva na literatura brasileira. A leitura de seus textos é responsável pelo desenvolvimento da criatividade, imaginação e pela prática de contação de histórias e aperfeiçoamento da escrita de muitas pessoas.

A leitura do conto “Negrinha”, publicado em 1920, por Monteiro Lobato, foi feita pelos alunos do 9.º ano sob a orientação das regentes da Sala de Leitura Polo. Considerado um dos seus melhores contos, reflete a indignação do autor perante a crueldade humana nos tempos da escravidão. Como estamos vivendo um momento de reflexão e busca pela paz na escola, no bairro, na cidade e em nós mesmos, este texto foi escolhido de forma muito pertinente para a realização de debates acerca de situações racistas, preconceituosas e de desigualdade. 

 

Professora Regente da Sala de Leitura

 

Em primeiro lugar, os estudantes receberam uma cópia do conto para uma leitura prévia e marcação dos pontos a serem debatidos posteriormente. No dia 18 de abril, a professora regente de Sala de Leitura foi até a sala de aula realizar o trabalho com o texto. Fez uma apresentação da bibliografia de Lobato e de sua obra, partindo do que os alunos já conheciam. Propôs ao grupo uma leitura compartilhada do conto “Negrinha”, que já havia sido lido por eles em momento anterior, e uma troca de ideias e discussão dos temas: discriminação; assédio moral, castigos físicos, mudanças sociais, culturais e históricas que ocorreram e continuam acontecendo na sociedade em que vivemos. Ao final desta conversa, os estudantes fizeram um breve relato escrito das impressões que o conto lhes causou, que será postado no próximo “Twittaço”.

Com este trabalho, as professoras  contribuiram para a ampliação dos conhecimentos dos alunos a respeito da vida e obra do escritor Monteiro Lobato, indo além dos livros que envolvem os já famosos personagens do Sitio do Pica-Pau Amarelo. Provocaram discussões importantes, atuais e mudanças de atitudes que são essenciais para a busca da paz tão sonhada.

 

Alunos do 9.º ano da E.M. Monte Castelo

 

O trabalho com a leitura parece estar alcançando novos patamares nas escolas nos últimos anos. Ela atingiu o “horário nobre” e vem sendo vista como uma atividade essencial para o desenvolvimento acadêmico e moral dos alunos. Diante do quadro de violência e de falta de valores que vivemos atualmente, a leitura abre um leque de resultados positivos, pois ajuda a construir indivíduos com novas perspectivas de atuação na sociedade em que estamos inseridos. 

Parabéns à toda equipe da E.M. Monte Castelo e, em especial, às professoras regentes de Sala de Leitura que realizaram um trabalho de formação do aluno cidadão leitor, que vai além das paredes da escola. É um desafio que vem sendo abraçado com muita competência diante da urgência de conquista da cidadania e participação social que é imposto aos nossos jovens. É um orgulho tê-las na 6.ª CRE!

 

Quer saber um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido pela Sala de Leitura Polo da E.M. Monte Castelo? Entre em contato! 

Escola Municipal Monte Castelo
E-mail: emcastelo@rioeduca.net
Telefone: 2407-0330

 

Não esqueça de deixar o seu comentário! Ele é muito importante para nós!

Até a próxima semana!


 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

6ªcre (346)
leitura (87)
monteiro lobato (1)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.