
Sexta-feira, 02/06/2017
Aquele professor que faz a diferença
O talento do professor Roberto nas escolas municipais do Rio de Janeiro faz a diferença na vida dos alunos
A violência está cada vez mais assustadora na nossa cidade e, no dia 26 de maio de 2017, o professor Roberto de Oliveira Ferreira viveu mais um desses momentos difíceis enquanto estava no CIEP Roberto Morena, em Paciência, na comunidade Três Pontes. Ao começar um conflito na comunidade, o professor levou os alunos para o corredor da escola, onde costumam ficar durante os conflitos, pois ficam mais protegidos contra possíveis balas perdidas. Foi aí que protagonizou uma aula diferente com o seu violão, cantando músicas conhecidas pelos alunos, que entraram no clima e começaram a cantar junto.
Professor Roberto e os alunos no corredor do CIEP durante tiroteio na comunidade
O vídeo dessa cena foi publicado pelo secretário de Educação, Cesar Benjamin, e ganhou grande repercussão nas redes sociais, com muitos comentários de pessoas comovidas e emocionadas com o ato do professor. A postagem já foi compartilhada por mais de 6 mil pessoas.
— Essa situação provoca dois sentimentos distintos: a dor de estar acontecendo essa situação e a alegria do instrumento (violão) ter acobertado, escondido e alegrado as crianças naquele momento tão tenso. Que bom Deus ter me dado esse privilégio de ter o dom da música e poder fazer algo por essas crianças que tanto precisam. — afirma o professor
Equipe do CIEP Roberto Morena
Alunos do CIEP Roberto Morena com o professor Roberto
Atualmente, o professor de Educação Musical leciona nos CIEPs Roberto Morena e Major Manuel Gomes Archer, em Paciência e Santa Cruz, respectivamente. Em suas aulas, costuma utilizar flauta, pandeirola, triângulo, escaleta, ganzá, pandeiro, violão e chocalho. Em todas as aulas trabalha com o som de diversos instrumentos, o ritmo e a dança.
O professor Roberto, criado em Xerém, foi inspirado pelo avô, único músico da família, e se apaixonou pela música ainda criança, começando a tocar na igreja que frequentava na cidade natal. Com 15 anos, mudou-se para o interior de São Paulo, onde entrou para um seminário franciscano e aprendeu a tocar flauta, trompete e piano.
Após ganhar vários festivais, participar do coral profissional da Universidade Católica e criar uma escola de música em Xerém, prestou concurso público para o Município do Rio de Janeiro e, em 2003, começou a dar aulas na E. M. Aldebarã, em Santa Cruz. A maioria dos alunos da escola teve interesse em estudar flauta. Depois outros instrumentos também ganharam espaço e os próprios alunos começaram a confeccionar chocalhos e ganzás. Alguns familiares ajudaram a produzir um triângulo e um coco para serem usados nas aulas e, assim, surgiu uma pequena orquestra.
Professor Roberto lecionando
Em 2005, a escola participou pela primeira vez do Festival da Canção das Escolas Municipais – FECEM, com a canção "Bicho do Mato", composta pelo professor junto com os alunos. A escola venceu a competição, ganhou diversos troféus e prêmios e, a partir daí, foi criada a Orquestra de Flautas Estrela Maior.
Em 2009, o professor conquistou mais um título do festival, com o CIEP Roberto Morena, onde compôs com os alunos a canção "SOS Natureza".
Em 2014, na E. M. Professora Leocádia Torres, em Guaratiba, descobriu o talento da aluna Ana Emily e juntos, no FECEM, conquistaram o segundo lugar do festival e a aluna ganhou o prêmio na categoria Revelação, com apenas 6 anos de idade. A música apresentada foi "Um Futuro Mais Feliz".
Além desse maravilhoso trabalho realizado em todas as Unidades Escolares, o professor Roberto ainda comanda, com o auxílio de um ex-aluno, a banda do CIEP Roberto Morena, que participa de vários eventos da 10ª Coordenadoria Regional de Educação.
Banda do CIEP Roberto Morena com o comando do professor Roberto Ferreira
Quer saber mais sobre o trabalho do professor Roberto?
Entre em contato com a Unidade Escolar.
E/CRE (10.19.205) CIEP Roberto Morena
Telefone: 3364-7940
Email: cieprmorena@rioeduca.net


Postado por Roberto Ferreira em 02/06/2017 10:25
Postado por Ellaine Américo em 02/06/2017 13:12