A A A C
email

Terça-feira, 20/06/2017

Dia do Brincar - Vamos Brincar de Casinha?

Tags: 2ªcre, familia, educação, infantil.

 

Os alunos da Escola Almirante Barroso aprenderam brincando sobre o papel do adulto na sociedade e no cotidiano da família.

 

A professora Sandra Nigro, diretora da Escola Almirante Barroso, entrou em contato com o portal Rioeduca para contar sobre o trabalho desenvolvido no “Dia do Brincar”.

O trabalho foi realizado a partir do Projeto Político Pedagógico da unidade escolar que tem como título: “Reverberando Através do Mundo – A Formação do Cidadão do Século XXI” e o Dia do Brincar com o tema “Vamos Brincar de Casinha?”. Ideia proposta com o objetivo de que as crianças compreendam, através do simbólico, o papel do adulto e o funcionamento da sociedade no cotidiano da família. Quando brinca de casinha a criança assume uma postura de cidadão responsável e, consequentemente, ciente de seus deveres com relação à família. Brincar de casinha é uma simulação da realidade, onde as tarefas domésticas são para homens e mulheres. Desta forma percebemos que não há necessidade de professores e responsáveis terem preconceitos e separarem as brincadeiras por gênero, tendo como norte o pensamento de que brincar de casinha é para meninos e meninas.

 

Dia do Brincar

 

Através desses pressupostos, as turmas de Educação Infantil brincaram e se divertiram, desde a confecção dos cômodos e objetos até a planta baixa da casinha, que foi feita no pátio da escola.

 

Planta baixa da casinha

 

É importante ressaltar que tudo foi construído levando-se em conta o tamanho dos alunos para que a noção de realidade estivesse presente durante a brincadeira. Cada detalhe foi produzido e elaborado com a participação das crianças opinando, criticando e construindo com a mediação e participação direta dos professores e da direção da escola.

 

Assistindo televisão

 


O resultado não poderia ser outro: sucesso total e alegria contagiante de toda comunidade escolar. O gosto de “quero mais” despertou o desejo de continuar a brincar, pois é brincando que se constrói o futuro.

 

Agradecemos a equipe da Escola Almirante Barroso por compartilhar conosco esta experiência pedagógica e desejamos sucesso.

 

O contato da unidade escolar é: emabarroso@rioeduca.net

 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

2ªcre (328)
familia (92)
infantil (37)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.