A A A C
email

Quinta-feira, 22/06/2017

Brincando com a Identidade no EDI Maria Amélia Castro e Silva Belfort

Tags: 4ªcre, identidade, brincar.

 

Com os objetivos de estabelecer e ampliar as relações sociais (respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração), além de proporcionar uma imagem positiva de si (ampliando seu autoconhecimento, sua autoconfiança e identificando suas características), o EDI Maria Amélia Castro e Silva Belfort desenvolveu seu projeto de construção da identidade com as crianças do Maternal I.

 

 

A construção da identidade se dá por meio de interações da criança com o seu meio social. A escola de Educação Infantil é um universo social diferente da família, favorecendo novas interações, ampliando seus conhecimentos a respeito de si mesmo e dos outros. A autoimagem também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive.

 

 

Com o objetivo de promover a integração das crianças, a apropriação da escrita e da oralidade, a valorização do seu nome próprio, bem como o resgate da dignidade e da cidadania, através do fortalecimento da identidade, da cultura, e da autoestima, o Maternal I realizou diversas atividades envolvendo o nome e a imagem dos pequenos. Brincaram com a música: "O elefante é pesado, pesado e não sabe pular. Eu vou convidar a Yasmim para pular no seu lugar", manusearam o elefante confeccionado com sucata. Visualizaram, também, o seu primeiro nome. Observaram e contornaram a letra inicial do seu nome.

 

 

Descobriram o que é uma identidade. Brincaram com um documento de identidade gigante além de confeccionarem seus próprios documentos, carimbando o dedo e colando a foto. Observaram a sua imagem no espelho. Realizaram roda de conversa com o tema: Eu e o outro.

 

 

Participaram de diversas atividades com histórias, brincadeiras, jogos e canções que envolviam os nomes das crianças. Essas atividades são oportunidades para que cada criança se aproprie e construa criativamente significados sobre si e sobre o mundo.

 

 

Um ambiente rico em interações, ao mesmo tempo que contribui para a construção coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como de uma autoimagem positiva, acolhendo as particularidades de cada indivíduo e promovendo o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as.

As práticas educacionais oferecidas para crianças pequenas em instituições de Educação Infantil, são oportunidades para que cada criança, estimulada em seu grupo de referência, construa significados sobre o mundo e sobre si. Parabéns ao EDI Maria Amélia de Castro e Silva Belfort pelo belo trabalho realizado.

 

Sobre a escola:
EDI Maria Amélia Castro e Silva Belfort
Gestora: Rita de Cássia Bernardi
Endereço: Rua Texeira Ribeiro nº 1000 Bonsucesso, Rio de Janeiro - RJ, CEP:21044-252
Telefone: (21) 3438 4861
Email: edimbelfort@rioeduca.net

Texto: Enviado por Rita de Cássia Bernardi.

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

4ªcre (292)
identidade (7)
brincar (6)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.