A A A C
email

Quarta-feira, 21/06/2017

O Fazer Pedagógico de Cada Dia!

Tags: 8ªcre.

 

A Escola Municipal Dias Martins apresenta seu fazer pedagógico de cada dia! A equipe da unidade escolar acredita que o compromisso com a qualidade da educação é o primeiro passo para vencer os desafios que se apresentam.

 

 

Equipe Pedagógica da E.M. Dias Martins

 

A Escola Municipal Dias Martins está localizada no bairro de Senador Camará, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A escola foi fundada em 30 de outubro de 1948. Possui 277 alunos, distribuídos em duas turmas de Educação Infantil e oito turmas de Educação Fundamental I.

A unidade escolar está sob a direção da professora Sandra da Rocha Tadeu há 17 anos. Seu incansável trabalho e comprometimento, juntamente com sua equipe pedagógica, se reflete em uma comunidade escolar unida, criativa e propagadora de ações pela paz e boa convivência.

O comportamento dos alunos dentro do espaço escolar é fruto de um trabalho feito em parceria. O diálogo aberto e a presença da família são fatores que a E.M. Dias Martins não abre mão.

 

Alunos, professores e funcionários: elenco da peça teatral "Deu a Louca nos Contos de Fada"

 

O Projeto Político Pedagógico desenvolvido pela escola tem como eixo a "Não violência!". Com o apoio da Clínica da Família local, o projeto tem alcançado resultados ainda mais significativos.

Durante o ano letivo, a escola Dias Martins desenvolve o projeto "Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Leitura!". Em tempos de globalização, onde imagens e sons nos movem o tempo todo, este projeto procura nortear o fazer pedagógico pelas ondas da musicalidade.

O projeto objetiva introduzir a música, buscando contribuir para o desenvolvimento da criatividade e da sensibilidade musical e literária das crianças, uma vez que as músicas escolhidas apresentam letras poéticas. A leitura deve ultrapassar os limites do que se vê! É preciso treinar para ler e interpretar sentimentos, desejos... é preciso ler o mundo a nossa volta!

O projeto "Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Leitura!" se organiza da seguinte forma: uma história única é contada para todas as turmas. A história é trabalhada de diferentes formas, e os grupamentos preparam algo para ser apresentado ao final do bimestre. No primeiro bimestre houve a apresentação da peça teatral "Deu a Louca nos Contos de Fada!"

O diferencial desse espetáculo foi a interação de seus participantes, todos empenhando-se para fazer o melhor:alunos, professores e funcionários!

Além disso, semanalmente os alunos levam livros para casa através do sistema de "Mala Viajante". Cada turma tem sua mala e assim os livros circulam entre as casas dos alunos.

 

 

 

"Trabalhar com Educação Infantil é bem gratificante, pois nos dá a possibilidade de entrar num universo muito peculiar. É um desafio constante de conhecer os costumes que trazem de casa e, aos poucos, introduzir novos hábitos e atitudes inserindo-os numa rotina que os preparará tanto para vida quanto paro o futuro escolar."

                                                                                            Melba Luciene - Professora da Ed. Infantil na E.M. Dias Martins

 

"Estou na Dias Martins desde o ano 2010 e sempre tive apoio da direção e coordenação pedagógica para conseguir realizar um bom trabalho com os alunos. Acompanho as minhas duas turmas desde a Educação Infantil, por esse motivo conheço cada criança de uma maneira completa, cada dificuldade, cada passo a ser dado... O que muitos olham de forma negativa, eu olho de forma totalmente positiva! (...)"

                                                                        Viviane de Oliveira - Professora na E.M. Dias Martins

 

 

Caminhada pela Paz realizada pela E.M. Dias Martins com a parceria da Clínica da Família

 

O Rioeduca parabeniza a Escola Municipal Dias Martins por seu compromisso com a comunidade escolar e por seu empenho em oferecer cada vez mais uma educação de qualidade e de valores para seus alunos.

Um agradecimento especial à professora Dorinha, Coordenadora Pedagógica da unidade que colaborou com informações para esta publicação.

 

 

 

Equipe da E.M. Dias Martins:

Diretora: Sandra da Rocha Tadeu

Diretora Adjunta: Lucimara Mareli

Coordenadora Pedagógica: Maria Auxiliadora  de Jesus Victorino

Contato: emmartins@rioeduca.net


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

8ªcre (333)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.