A A A C
email

Sexta-feira, 30/06/2017

EXPO MPF

Tags: 10ªcre.

 

Pelo segundo ano consecutivo, a Escola Manoel Porto Filho realiza grande exposição de trabalhos. Este ano o tema foi "Profissões".

 

A E/CRE (10.19.060) Escola Municipal Manoel Porto Filho está localizada à Rua Pirapetinga, s/n° - Paciência - Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A Unidade atende a 26 turmas com 870 alunos do 6° ao 9° ano, Projetos (Realfa, Acelera 6 e Acelera 8) e Classes Especiais (TGD e DI). Todas as turmas são de horário parcial. Tem como diretor, o professor André Luiz de Macedo, como diretora adjunta, a professora Flávia do Nascimento Siqueira Freitas e como coordenador pedagógico, o professor Leonardo Paula Fraga de Castro.

Em 2016, surgiu na escola o projeto “EXPO MPF”, com o tema livre, pois o foco era necessidade dos alunos em expor seus trabalhos e pesquisas de forma a melhorar sua comunicação e, além disso, mostrar de diversas formas seus conhecimentos. Foi um trabalho muito importante e o apoio de todo o grupo docente foi fundamental para o sucesso da atividade.

Os professores deram todo o suporte aos alunos e os trabalhos foram maravilhosos, mesmo com os alunos não possuindo o hábito de se comprometerem com trabalhos de pesquisas e em grupo, mas o resultado foi surpreendente. Diante do sucesso da primeira edição, a direção da Unidade Escolar decidiu repetir o projeto em 2017, com o foco em ampliar os conhecimentos sobre o universo das profissões e as possibilidades de futuro.

Com isso, nos dias 1° e 2 de junho de 2017, foi realizada a segunda grande exposição de trabalhos, e o tema central foi “Profissões”, que, através do trabalho e esforço dos alunos, ficaram claros seus sonhos e como fazer para que possam compreender os caminhos a serem seguidos para alcançá-los.

 

Alunos na EXPO MPF

 

O evento ocorreu nos espaços da escola e as apresentações dos trabalhos foram estruturadas de várias maneiras, como por exemplo: palestras com profissionais de diversas áreas. Os alunos puderam contar com a colaboração de dois professores por turma para orientar com os temas escolhidos e no dia das apresentações outros dois professores foram selecionados para a avaliação dos trabalhos, que se basearam nos aspectos visuais - estrutura, organização, criatividade - e nos aspetos de domínio do tema - comunicação verbal, explicações sobre os questionamentos dos avaliadores.

A contribuição social desse tema vem ao encontro de uma reflexão do futuro e uma conscientização da realidade através da importância dos estudos e conhecimentos que devem ser adquiridos para a conquista da profissão sonhada. O piso salarial, a importância dos conhecimentos adquiridos na escola, carga horária e relevância social da profissão foram enfatizados nos trabalhos.

 

Alunos na EXPO MPF

 

— Observamos que para a quebra de paradigma de um grupo é necessário a oferta de variadas experiências e, caminhando neste sentido e através dos resultados obtidos, estamos motivados para as próximas atividades de cunho extracurricular saindo do padrão de aulas tradicionais. O que podemos observar foi uma maior desenvoltura das ideias por parte dos alunos, o que não observamos em atividades tradicionais da escola. — afirma o diretor André.

Para participar do evento, foram convidados o professor Álvaro Jorge do Núcleo de Educação Ambiental da 10ª CRE, juntamente com o grupo do Almanaque das Profissões FCC SA, que ministrou uma palestra sobre profissões para o grupo do 9º ano participaram do evento e uma Engenheira Química que compartilhou informações sobre sua profissão

A atividade foi muito enriquecedora e proporcionou aos alunos uma reflexão sobre suas futuras escolhas profissionais, uma vez que foi aberto um leque de profissões ainda não conhecido pelos mesmos.

 

Aluna na apresentação do trabalho na EXPO MPF

 

— Nossos alunos têm um potencial muito bom, fizeram excelentes desenhos e maquetes. Se envolveram de forma surpreendente. Não foram os professores que explicaram para eles o caminho a seguir para alcançar a profissão desejada. Foram os próprios alunos que tiveram todo o trabalho de descobrir o passo a passo que eles deverão seguir para se tornarem profissionais qualificados e bem remunerados. Esperamos que nossos alunos tenham foco e sigam determinados a se tornarem profissionais brilhantes. — declara a diretora adjunta Flávia

 

Trabalho de fotografia na EXPO MPF

Quer saber mais sobre o projeto?
Entre em contato com a Unidade Escolar.

E/CRE (10.19.060) E. M. Manoel Porto Filho
Telefones: 3407-8915
Email: emportofilho@rioeduca.net

 


 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

10ªcre (403)
10 (1)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.