A A A C
email

Segunda-feira, 10/07/2017

Um Pouco desse Imenso Brasil!

Tags: 8ªcre.

 

Estudar sobre as diferentes regiões brasileiras é comum em todas as escolas, mas promover uma pesquisa que envolva alunos e professores e resulte em uma grande mostra cultural, faz todo esse estudo ter beleza e sentido. Assim foi o projeto "Um Pouquinho de Brasil", realizado na E. M. Ramiz Galvão.

 

 

 

Nosso país tem as dimensões de um continente, o que resulta em rica diversidade cultural.

Aprender mais sobre as regiões e os estados brasileiros que as compõe é muito significativo para a aprendizagem. 

Esse aprendizado ocorrendo de maneira interdisciplinar dá sentido e concretiza o que os alunos obtêm de informações nos livros e pesquisas na internet.

Não são apenas os aspectos naturais que determinam nossa diversidade, os aspectos culturais também marcam nosso passado e presente nesse imenso Brasil.

 

 

 

O projeto "Um Pouquinho de Brasil", que aconteceu na Escola Municipal Ramiz Galvão, envolveu toda a comunidade escolar.

As regiões do nosso país oferecem muito material para pesquisa sobre artesanato, crenças, danças típicas, culinária, brincadeiras, música e o folclore em geral. É um material que pode ser trabalhado tanto visando aspectos da História, Geografia e Ciências, quanto da Língua Portuguesa e das manifestações artísticas. Assim foi o desenvolvimento do projeto na unidade escolar, propondo o conhecimento da música, da poesia, dos artistas e personalidades de cada região.

O projeto "Um Pouquinho de Brasil" vai além de conhecer a divisão do país em cinco regiões que foram propostas pelo IBGE (instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O objetivo da equipe pedagógica foi levar os alunos a compreender as características marcantes de cada região, como se processou sua ocupação e como seus habitantes se adaptaram e transformaram esse espaço.

 

 

O resultado do projeto foi um dia especial, movimentado, alegre, colorido e cheio de sons.

A Escola Municipal Ramiz Galvão realizou uma mostra de trabalhos onde era possível reconhecer cada pedaço do Brasil.

Os alunos fizeram apresentações de teatro, dança, maquetes, cartazes e poesia, mostrando a riqueza cultural de nossa gente!

 

 

Um projeto como esse colabora com o combate ao preconceito, pois o conhecimento é libertador!

O sotaque, as festas religiosas, os pratos típicos e o conhecimento de tudo o que revela a identidade de uma comunidade é fundamental para se compreender a bela complexidade que é o nosso Brasil.

A E. M. Ramiz Galvão ao realizar o projeto "Um Pouquinho de Brasil", estimula e desenvolve o hábito da pesquisa, o gosto pela leitura e escrita, a apreciação artística e o respeito pelas diferenças existentes na sociedade das diferentes regiões do Brasil.

 

 

Para entrar em contato com a E.M. Ramiz Galvão: emrgalvao@rioeduca.net

 

 

Se sua escola também realizou algum projeto como esse, entre em contato com o Rioeduca!

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

8ªcre (333)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.