
Terça-feira, 08/08/2017
Era uma vez...Um Ano de Existência de um Lugar Especial
O Rioeduca recebeu um email contando de uma forma diferente a comemoração de um ano de existência de uma de nossas unidades escolares. Leia o relato na íntegra e descubra também qual é a unidade escolar e um pouco da história desse lugar especial.
Era uma vez um lugar onde estudavam quase 900 alunos, dirigido por duas diretoras, Fernanda Barcellos e Elha Maria Aragão, com uma coordenadora, Mariana Fragale, onde ainda assim todos conviviam felizes e acreditavam que a educação era a salvação. Acreditavam também que o conhecimento era um bem maior, o qual ninguém seria capaz de tirar, e que nós somos os únicos responsáveis por aquilo que conquistaremos, cabendo também a nós o planejamento do nosso futuro.
Apresentação durante a comemoração da unidade escolar.
Nesse local, tal planejamento é realizado em dois tempos semanais nas aulas de Projeto de Vida e aquele bem maior, o estudo, é direcionado, levando os alunos a terem uma autonomia, através das aulas de Estudo Dirigido. Além disso, nesse local que não é encantado, os que nele estudam são induzidos a um Protagonismo que, ao contrário do que muitos pensam, não leva à desordem. Este leva a uma voz ativa que, na prática, os faz entender que isso é democracia, e gera responsabilidades, já que, segundo Fernando Sabino, “Democracia é oportunizar a todos o mesmo ponto de partida. Quanto ao ponto de chegada, depende de cada um”.
Dia 14 de abril, esse local... (tudo bem... iremos revelar...) essa escola: GINÁSIO CARIOCA ALEKSANDER HENRYK LAKS comemorou 1 ano de existência. A data foi comemorada no dia 26 de maio.
De cima para baixo; da esquerda para direita: Jerson Laks, Renata Cebrian, Fernanda Barcellos (diretora do Ginásio), Mariana Grolla (coordenadora da 7ªCRE), Marcelo Arar e Herry. Convidados recebendo o carinho dos alunos.
Nossa escola carrega o nome de uma pessoa muito especial: ALEKSANDER HENRYK LAKS, um polonês, sobrevivente do Holocausto, que escolheu o Brasil para viver e que carregou sua mensagem de luta pela vida e igualdade por muitos anos, como uma missão de vida.
De cima para baixo; da esquerda para direita: Renata, Suzan, Mariana Grolla, Herry, Marcelo Arar e alunos do grupo de dança "Somos Laks". Convidados aplaudindo o final da apresentação do grupo de dança "Somos Laks".
Aleksander dizia que “judeus, brasileiros, negros, brancos, indígenas não são de raças diferentes. Pertencem a uma só raça. E o nome dessa raça é raça humana”. A partir dessa premissa, nossa escola construiu o seu Projeto de Vida e embarcou nessa viagem, que levou as “doces abelhinhas”, forma carinhosa como Aleksander se referia as crianças, a serem encorajadas ao voo.
De cima para baixo; da esquerda para direita:Oficinas da Festa: QUIZ; Dobrando para não repetir a história; Pudim Laks; Conhecendo Aleksander.
Durante a festa, os alunos participaram de diferentes Oficinas, tais como: Língua Polonesa, Dobrando para não repetir a História, Campos de Concentração, Holocausto, Pudim Laks, entre outras. Além disso, assistiram ao espetáculo de dança sobre o Holocausto, apresentado pelo grupo de dança da escola, participaram da Banda Laks, cantando a música que conta a história de Aleksander e, ao final, fizeram uma grande homenagem ao patrono dessa escola, representado por seu filho, Jerson Laks. Cantaram a paz, pedindo por dias melhores, através do Coral Laks, coral formado pelos alunos da escola que participam de tal eletiva e ainda distribuíram os 1000 Tsurus confeccionados pelos alunos, com o intuito de pedir a paz para o mundo em que vivemos.
Na foto superior a apresentação do Coral Laks. Na de baixo o aluno Jones e Jerson Laks, vestindo a camisa da escola.
Também estiveram presentes o Vereador Marcelo Arar, que sugeriu o nome da escola, um representante da comunidade judaica no Rio de Janeiro e representantes da Secretaria Municipal de Educação e da Sétima Coordenadoria Regional de Educação.
Festejamos a existência desse espaço, onde cada aluno passa sete horas de seu dia aprendendo a ser um cidadão de verdade. Brindamos à vida! Fizemos nosso grito de guerra diário, que deixou Jerson Laks imensamente emocionado, o presenteamos com a blusa da escola “Eu Sou Laks” e dividimos a esperança, através do olhar emocionado e feliz de cada uma daquelas crianças e adolescentes presentes que, juntos, cantaram um forte “parabéns”, não só à escola, mas a todos que fazem, dentro dos sacrifícios diários, ela existir. E o bolo? Hum... estava uma delícia!
Todas as personagens dessa história merecem um agradecimento especial: alunos, direção, coordenação, professores, agentes educadores, funcionários da limpeza, funcionários da merenda, familiares dos funcionários, convidados e mais aqueles todos que fazem parte dos bastidores. Afinal, cada um em seu papel, faz desse espaço um lugar mais que especial. A prova de que um sonho, quando sonhado junto, pode se tornar realidade.
Momentos de homenagem. Diretora adjunta: Elha Maria Aragão; ex-aluno: Matheus; Jerson Laks (filho do patrono); Herry (Presidente da FIERJ); Vereador Marcelo Arar; diretora: Fernanda Barcellos; coordenadora pedagógica: Mariana Fragale; Miguel, aluno do sétimo ano.
Ah, o final dessa história? Ainda não tem... é que ela está só começando! Mas acreditamos que vem por aí mais um"...viveram felizes para sempre”.
Texto de Mariana Fragale
Parabéns a todos os envolvidos pelo trabalho realizado!
GINÁSIO CARIOCA ALEKSANDER HENRYK LAKS
DIREÇÃO: FERNANDA BARCELLOS / ELHA MARIA ARAGÃO (ADJUNTA)
COORDENAÇÃO: MARIANA FRAGALE
Contato para publicações:
robertavitagliano@rioeduca.net
Contato do Ginásio Carioca Aleksander Henryk Laks:

